Descrição de chapéu Coronavírus Rio de Janeiro

Cariocas e turistas aproveitam último dia do ano para se vacinar no Rio

Prefeitura diz que índice de testes positivos para Covid aumentou na última semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Com um caso confirmado da variante ômicron e outros 94 sob investigação, a Prefeitura do Rio decidiu montar três postos médicos na avenida Atlântica, em frente à praia de Copacabana, onde cariocas e turistas fazem fila para se vacinar no último dia de 2021,

Esse foi o caso do professor Anderson Eugênio, 44, que aproveitou o dia para tomar a dose de reforço antes de viajar.

"Pode ser que depois dessas festas surjam alguns problemas pela questão na nova variante e da propagação do vírus, que deve aumentar", diz ele, acrescentando que o aumento de casos que está sendo registrado em algumas países da Europa deve se repetir no Brasil. "Mas espero que não haja aumento no número de óbitos."

Enfermeira aplica vacina em homem
Luis Alberto toma dose de reforço contra a Covid em posto de saúde montado em Copacabana para vacinação no último dia do ano - Zo Guimaraes/Folhapress

A prefeitura da cidade de fato informou que o número de testes positivos para Covid-19 passou de 0,7% para 5,5% na última semana.

"No nosso convívio, a gente começa a ouvir que tem alguém com Covid. O que a gente sente ouvindo as pessoas no nosso entorno começamos a perceber também na testagem. Parece inevitável. A gente deve ter um aumento significativo dos casos de Covid", disse nesta quinta (30) o prefeito Eduardo Paes (PSD).

Em São Paulo, as internações por Covid-19 voltaram a subir, passando das mil hospitalizações nesta semana. A ocupação de leitos de UTI na região metropolitana chegou a 30%, maior patamar desde o início de novembro.

Casal se abraça e mostra o comprovante de vacinação
Ao lado da companheira, Alexandre Vilela mostra carteirinha de vacinação com a dose de reforço - Zo Guimaraes/Folhapress

O acupunturista Max Carvalho, 48, diz que a vacinação é fundamental para impedir que a pandemia volte a se intensificar na cidade do Rio, como aconteceu em agosto. À época, Paes chegou a falar que a capital era o epicentro da pandemia no Brasil.

"Eu estou otimista em relação à pandemia no ano que vem. Com as eleições, espero que possa vir um governo que seja mais sério e que possa trazer mais dignidade para a população", afirma o homem, que estava na fila de vacinação para tomar a dose de reforço.

"É fundamental que a gente esteja imunizado para dar uma parada na pandemia. Que a gente possa pelo menos ter mais liberdade e um dia possa deixar de usar essa máscara."

Desde outubro, o item de proteção não é mais obrigatório em lugares abertos e sem aglomeração no Rio. Em lugares fechados, porém, a máscara segue obrigatória.

Rodrigo Jaber, 41, veio de Belém para curtir o Réveillon da capital fluminense e aproveitou para tomar a terceira dose. "Eu soube que estariam se vacinando aqui e decidi começar 2022 imunizado. A gente tem que fazer a nossa parte e se vacinar para atravessar essa situação difícil."

No Rio, 80,7% da população completou o esquema vacinal. No Brasil todo, esse índice chega a 67,2%.

A população poderá se vacinar até as 17h nos três postos montados pela prefeitura na Avenida Atlântica. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade e CPF.

A partir das 17h30, serão atendidos casos de urgência e emergência nas unidades, que contam com uma equipe de 28 médicos e 18 enfermeiros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.