Descrição de chapéu Prevent Senior

Prevent Senior se diz 'vítima do sistema político' e pede suspensão de planos à ANS

Operadora abre mão de ampliar número de clientes para focar os atuais 550 mil beneficiários

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São Paulo

A Prevent Senior pediu à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) no último dia 18 a suspensão da venda de 27 de seus planos de saúde. Na prática, isso restringe a entrada de novos clientes —quem já contratou a operadora não será afetado pela medida.

Em nota, o presidente-executivo da companhia, Fernando Parrillo, afirmou que a empresa é "vítima do sistema político" e que, por isso, decidiu focar o atendimento dos 550 mil beneficiários atuais.

Fachada do hospital Sancta Maggiori da Prevent Senior, na rua Maestro Cardin, no bairro do Paraíso, em São Paulo
Fachada do hospital Sancta Maggiori da Prevent Senior, na rua Maestro Cardim, no bairro do Paraíso, em São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

Atualmente, o atendimento prestado pela operadora durante a pandemia de Covid-19 é investigado pela CPI da Câmara Municipal de São Paulo, além de ser alvo de inquéritos abertos pelo Ministério Público, Polícia Civil e Ministério Público do Trabalho. A empresa também é investigada pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo).

A ANS afirmou que a suspensão da venda dos planos passa a valer 30 dias após a solicitação, portanto, a partir do dia 18 de dezembro. Até lá, segundo a agência, a operadora não poderá negar o ingresso de nenhum novo cliente.

Segundo a ANS, a partir do prazo válido para a suspensão, a empresa não poderá negar a adesão de novos clientes "caso houver operadoras em processo de portabilidade especial ou extraordinária de carências e a Prevent Senior for opção de destino para os beneficiários dessas operadoras".

Isso significa que a Prevent não poderá recusar novos clientes vindos de operadoras com o mesmo perfil caso entrem em falência ou cujo registro seja cancelado pela ANS.

A operadora continuará a comercializar cinco planos de saúde, sendo três de contratação individual e dois coletivos.

Em nota, a empresa afirmou que havia a previsão de aumentar a carteira de clientes em 20% no próximo ano, mas, segundo Parrillo, "se tivermos uma nova onda da pandemia, este crescimento seria maior".

No primeiro ano de pandemia, a Prevent Senior teve alta de 67% nas reclamações registradas por beneficiários na ANS na comparação de 2019 e 2020. Para a operadora, o aumento é natural "em momentos de maior tensão e demanda crescente".

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