Surto de Covid atinge 49 de 62 idosos em asilo no interior de SP

Lar em Jales registrou três mortes e sete funcionários infectados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São José do Rio Preto (SP)

Um surto de Covid atingiu 49 dos 62 residentes do Lar dos Velhinhos de Jales, no interior de São Paulo, nas últimas duas semanas. Até a tarde de terça-feira (7), três idosos haviam morrido.

Sete funcionários também tiveram resultado positivo para Covid, de um total de aproximadamente 30 na instituição —os demais aguardam resultado de exames.

A primeira morte, de um homem de 83 anos, foi registrada no domingo (5). No dia seguinte, uma mulher de 69 anos que estava intubada e em diálise também morreu. Os dois pacientes estavam internados na Santa Casa da cidade.

O Lar dos Velhinhos de Jales, no interior de SP, onde três idosos morreram devido ao surto de Covid-19
Vista aérea do Lar dos Velhinhos de Jales, no interior de SP; três idosos morreram devido a um surto de Covid na instituição - Divulgação/Lar dos Velhinhos de Jales

O terceiro óbito foi no sábado (4), mas a confirmação de que a causa da morte foi Covid-19 saiu na manhã desta terça (7). A vítima era uma idosa de 76 anos que teve uma parada cardíaca. As duas mulheres tinham como comorbidades problemas cardíacos. Já o idoso não tinha problemas de saúde anteriores, segundo o informado.

Instituições de longa permanência, como o Lar dos Velhinhos, abrigam o grupo mais vulnerável ao coronavírus, pessoas acima de 60 anos, muitas delas com comorbidades.

Quando há registro de caso suspeito ou confirmado da doença, o protocolo é acionar os órgãos de saúde e a vigilância sanitária, o que, segundo a instituição, foi feito e os idosos vêm sendo acompanhados desde então.

Dos internos infectados, quatro estão internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Jales. O quadro de saúde de um deles é grave, e três devem receber alta médica ainda nesta semana. Os demais idosos estão assintomáticos e permanecem no lar recebendo acompanhamento médico.

Em nota, a instituição explicou que os primeiros resultados positivos para coronavírus foram detectados em novembro, quando uma funcionária apresentou os primeiros sintomas da doença, como gripe e coriza, e foi afastada dos trabalhos.

Em seguida, os demais colaboradores e moradores do lar foram testados, comprovando o surto da doença no local.

A instituição afirma que, dos sete funcionários que também testaram positivo, apenas um segue em isolamento social. Os demais já cumpriram quarentena e retornaram ao trabalho.

A casa afirma ainda que todos os idosos tomaram a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no dia 12 de novembro. Os primeiros sintomas teriam começado sete dias depois, ou seja, tempo insuficiente para a nova aplicação da vacina induzir o organismo a se defender do coronavírus —o tempo, segundo estudos, normalmente é de duas semanas.

Até esta segunda-feira (6), Jales registrava um total de 8.703 casos confirmados e 274 mortes por Covid.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.