Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de São Paulo abre xepa de vacina para crianças

Doses remanescente serão liberadas para toda a faixa etária de 5 a 11 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo abriu xepa de vacinas para crianças de 5 a 11 anos para aproveitar doses de frascos abertos que até o fim do dia não foram totalmente usados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Essas doses remanescente serão para qualquer criança nesta faixa etária, mesmo as que não façam parte do grupo prioritário —com comorbidades, deficiência, e indígenas e quilombolas.

criança sendo vacinada
Início da vacinação de crianças na capital paulista, no Hospital Cruz Verde; na foto Eloá Silva de Oliveira - Bruno Santos/ Folhapress

Para conseguir a imunização na xepa, o responsável precisa inscrever o nome da criança na UBS mais próxima de casa ou da escola onde ela estuda—é obrigatório levar comprovante de endereço. Em caso de sobra, um funcionário da unidade vai ligar para aplicação da dose antes do fechamento do posto.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, cada frasco tem dez doses que precisam ser aplicadas em até 12 horas após a abertura da embalagem.

A vacinação de crianças na capital paulista começou nesta segunda-feira (17). Neste primeiro grupo, será vacinado o público de 5 a 11 anos com comorbidades, deficientes, indígenas e quilombolas.

A vacinação por faixa etária, em ordem decrescente, só deve começar a partir de 10 de fevereiro.

​A Secretaria Municipal da Saúde acredita que as 64 mil doses de vacina pediátrica da Pfizer recebidas na última sexta (14) sejam suficientes para apenas dois dias.

"Do jeito que vacinamos rápido, elas pode acabar amanhã [terça]", disso o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

O Ministério da Saúde recebeu domingo (16) 1,2 milhões de dose no segundo lote enviado pela Pfizer. A prefeitura espera receber nova remessa até quarta (19).

A vacinação de crianças acontece das 8h às 19h na capital. O menor precisa estar acompanhado dos pais ou de um responsável maior de 18 anos. É preciso levar caderneta de vacinação e comprovante da comorbidade ou deficiência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.