Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de São Paulo amplia vacinação de crianças para todos os postos neste sábado

Na capital paulista, 469 UBSs estarão disponíveis para imunização exclusivamente pediátrica contra Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo ampliou o número de postos para a vacinação de crianças contra a Covid-19 neste sábado (22). Por isso, todas as 469 UBSs da capital estarão em operação para realizar exclusivamente a imunização pediátrica.

Seguindo as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), crianças de 5 anos e aquelas com imunossupressão receberão a dose da Pfizer pediátrica. Já os pequenos de 6 a 11 anos serão imunizados com a Coronavac, que foi liberada para o uso infantil nesta quinta-feira (20).

Caetano de Jesus Martins Moreira, 9, foi a primeira criança sem comorbidade a receber o imunizante da Coronavac
Caetano de Jesus Martins Moreira, 9, foi a primeira criança sem comorbidade a receber o imunizante da Coronavac - Carla Carniel/Reuters

Para consultar as unidades disponíveis para a vacinação, é preciso acessar a página Vacina Sampa. Além disso, os pais que quiserem observar o movimento das unidades de saúde podem consultar a plataforma De Olho na Fila.

A vacinação ocorre, neste sábado, das 8h às 17h nas UBSs e das 8h às 19h nas AMAs/UBSs Integradas. Os pequenos devem estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos e apresentar um documento de identificação (CPF, de preferência), comprovante de residência e carteirinha de vacinação.

Já no domingo (23), a imunização será para pessoas com mais de 12 anos em farmácias na avenida Paulista (nº 2.371 e 266), das 8h às 16h. Cinco parques também integram a campanha de imunização, das 8h às 17h, o parque do Guarapiranga, o do Carmo, o Villa-Lobos, o da Independência e o da Juventude.

Na segunda-feira (24), a campanha continua. Para crianças de 5 a 11 anos, acontece em todas as 469 UBSs. Maiores de 12 anos devem procurar os megapostos e drive-thrus.

Na quinta-feira (20), a cidade de São Paulo recebeu um lote de 801.560 doses da Coronavac, que estão em distribuição às unidades de saúde. Já foram aplicadas 21.173 doses no público de 5 a 11 anos, segundo a gestão municipal.

No total, a capital já aplicou 25.288.238 de doses, sendo, 10.732.668 primeiras doses, 10.072.504 segundas doses, 334.845 doses únicas (Janssen) e 4.148.221 doses adicionais.

A vacinação contra a Covid-19 na faixa de 5 a 11 anos teve início no dia 14 de janeiro no estado de São Paulo. Porém, só estava disponível para crianças com comorbidades, deficiências, e indígenas e quilombolas. O primeiro imunizado foi Davi Seremramiwe Xavante, um menino indígena de 8 anos, que mora no estado de São Paulo, onde faz tratamento para uma doença genética. ​

A divulgação do cronograma de vacinação para crianças de 5 a 11 anos de fora dos grupos prioritários, no entanto, só foi feita nesta quinta-feira (20), após a Anvisa liberar o uso da Coronavac em jovens de 6 a 17 anos.

O pedido do Instituto Butantan, na verdade, era para utilizá-la no público de 3 a 17 anos. No entanto, a agência reguladora entendeu que não existem dados suficientes para vacinar menores de 3 a 5 anos. A avaliação também vetou o uso do imunizante em crianças e adolescentes imunocomprometidos.

Além disso, a Anvisa aprovou que a dose aplicada em crianças seja a mesma que a utilizada em adultos, com o intervalo de 28 dias entre as duas doses.

O governo de São Paulo reservou 8 milhões de doses de Coronavac para o uso em crianças, segundo informou o Butantan nesta quinta —há outros 7 milhões de doses prontas à disposição do governo federal ou de outros estados que desejarem fechar contrato. ​A vantagem do imunizante é sua disponibilidade de doses, já que parou de ser usado pelo governo federal na imunização dos adultos.

Antes desta quinta, apenas a Pfizer estava autorizada para os pequenos —o aval da Anvisa foi dado em 16 de dezembro, para imunizar crianças de 5 a 11 anos, com oito semanas de intervalo entre a primeira e segunda doses. O produto já era aprovado para os de 12 ou mais anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.