Descrição de chapéu BBC News Brasil

Covid: por que OMS diz que variante ômicron pode significar o fim da pandemia na Europa

Isso pode acontecer assim que passar a onda de infecções causadas por essa variante, segundo a agência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Detectada pela primeira vez em meados de novembro na África do Sul, a variante ômicron do coronavírus causou uma explosão repentina de casos na Europa —que logo se refletiu em diferentes partes do mundo.

No Brasil, a variante já é dominante desde pelo menos a primeira semana de janeiro, representando entre 90% e 100% dos casos positivos confirmados por testes do tipo RT-PCR, segundo o mapa de frequência do Programa de Vigilância de Sars-CoV-2 da Rede Corona-Ômica BR-MCTI, que monitora o crescimento das principais variantes do vírus no país.

No entanto, de acordo com declarações recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Europa entrou agora numa nova fase, que poderá levar ao fim da pandemia na região.

Imagem em primeiro plano mostra três pessoas sentadas em uma mesa de bar. Uma delas está com a máscara abaixada e leva uma garrafa a boca
Normalidade voltará às ruas da Europa? - Getty Images

"É plausível que a região esteja chegando ao fim da pandemia", disse Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, no domingo (23).

Isso pode acontecer assim que passar a onda de infecções causadas por essa variante, que, segundo a agência, fará com que mais da metade da população do continente europeu contraia a doença nas próximas semanas.

"Assim que a onda da ômicron diminuir, haverá imunidade geral por algumas semanas ou alguns meses, seja por causa da vacina ou porque as pessoas ficarão imunes devido à infecção, além de uma diminuição devido à sazonalidade", disse Kluge à agência de notícias AFP.

A OMS espera que isso proporcione um período de calma até que "a Covid-19 provavelmente volte no final do ano, mas não necessariamente [com] o retorno da pandemia".

É preciso manter cuidados

Kluge destacou, no entanto, que ainda é cedo para classificar a Covid-19 como uma doença endêmica, algo que vem sendo discutido no período recente.

"Fala-se muito em endemia, mas endemia significa que é possível prever o que vai acontecer. Esse vírus nos surpreendeu mais de uma vez, então temos que ter muito cuidado", disse o porta-voz da OMS.

Imagem em primeiro plano mostra homem de máscara e óculos
Hans Kluge pediu à população que não abandone os cuidados para evitar o contágio - Getty Images

Ele advertiu que, como a variante ômicron tem sido amplamente transmitida, é possível que apareçam outras variantes.

Por esse motivo, Kluge recomendou à população ser responsável, ficar em casa se apresentar algum sintoma e se isolar em caso de teste positivo para Covid.

Dada a velocidade com que a variante está sendo transmitida em toda a Europa, Kluge explicou que a ênfase agora está em "minimizar a interrupção [do serviço] nos hospitais, nas escolas e na economia, e colocar um enorme esforço na proteção dos vulneráveis", mais do que em impor medidas para barrar o contágio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.