Descrição de chapéu Coronavírus Folhajus

Justiça condena veterinária que tomou 3 doses de vacina contra a Covid

Mulher se imunizou com doses da Coronavac e Janssen antes de liberação do reforço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

A Justiça condenou uma mulher a pagar R$ 50 mil ao município de Guarulhos, na Grande São Paulo, por danos morais, após ela burlar o sistema de saúde da cidade e tomar a terceira dose do imunizante contra a Covid-19, quando o reforço vacinal ainda não era recomendado pelos órgãos responsáveis.

A decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos foi tomada no mês passado e cabe recurso contra ela.

O caso ficou conhecido quando a veterinária Jussara Barreira Sonner afirmou, em rede social, que teria recebido as duas doses da Coronavac em fevereiro e março de 2021 e uma dose da Janssen, em junho. O reforço passou a ser aplicado pelo governo meses depois, em setembro.

Publicação em rede social do perfil da veterinária Jussara Sonner
Publicação em rede social do perfil da veterinária Jussara Sonner - Reprodução

Em suas redes sociais, a veterinária falou que não confiava nos imunizantes. "Sei que nenhuma vacina é totalmente segura, pois não houve tempo para a realização dos testes! Mas como no início do ano tomei a vachina, estava bastt incomodada com isso! Esperei o tempo necessário —3 meses— e hoje consegui tomar a da Janssen! Agora me sinto mais protegida, é dose única e estou liberada para viajar." Ela excluiu a postagem após a repercussão do caso.

Sonner afirmou à Justiça que, quando se vacinou em Guarulhos, não foi questionada pelos agentes de saúde se já havia se imunizado e que no dia o sistema estava inoperante, o que mostra que ela não agiu de forma dolosa ou premeditada. Ela falou, também, que sofreu massivos ataques após a repercussão do caso.

De acordo com o juiz Rafael Tocantins Maltez, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos, a veterinária, ao divulgar como burlou o sistema, mostrou que tinha conhecimento da ilegalidade de sua atitude.

"[Sonner] Debochou em redes sociais, vangloriando-se de sua atitude antiética, com visível escárnio e propagação de desinformação", escreveu o juiz em sua decisão, de dezembro de 2021. Ele definiu os fatos como incontroversos.

Publicação em rede social do perfil da veterinária Jussara Sonne
Publicação em rede social do perfil da veterinária Jussara Sonner - Reprodução

Para Maltez, se todos tomassem a dose de reforço por conta própria, antes da recomendação dos órgãos competentes, a política pública de vacinação poderia ser comprometida.

"Vivemos em sociedade, a qual traz obrigações a serem observadas pela coletividade para sua própria sobrevivência e desenvolvimento, não podendo haver tomada de decisões individualizadas em prejuízo do corpo social."

A Folha não conseguiu contato com Sonner ou com sua defesa até a publicação deste texto.

Terceira dose

Estudos recentes apontam que a dose de reforço aumenta a proteção da pessoa contra a Covid. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo mostrou que após a terceira dose a produção de anticorpos sobe para 99,7%, muito perto da totalidade.

Para ampliar a proteção contra a variante ômicron, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em dezembro a redução do intervalo de aplicação da dose de reforço de cinco para quatro meses.

A procura pela dose de reforço disparou em janeiro no Brasil, em meio ao aumento de casos da doença impulsionado pela variante ômicron. Mesmo com um apagão de dados desde dezembro, o número diário de vacinas aplicadas no país é o maior desde o início dessa fase da campanha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.