Descrição de chapéu Coronavírus

São Caetano do Sul pede cadastro de criança para vacina antes do governo de SP

Secretaria Estadual da Saúde afirma que o sistema ainda está em fase final de adaptação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A prefeitura de São Caetano do Sul (ABC) começou a convocar os pais de crianças entre cinco e 11 anos para o pré-cadastro no site VacinaJá antes da liberação do sistema pelo governo de São Paulo.

Uma publicação no perfil do órgão no Instagram, desta segunda-feira (10), diz que é obrigatória a apresentação do CPF da criança tanto no cadastro quanto na vacinação.

A medida foi tomada antes de o governo de São Paulo anunciar as regras para a vacinação deste público-alvo. Alguns internautas comentaram o post e questionaram as exigências.

Em nota, o município afirmou que o pré-cadastro no site VacinaJá está aberto para pessoas de todas as idades e que o formulário exige o CPF.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde afirmou à Folha, o pré-cadastramento das crianças de cinco a 11 anos ainda será liberado. O sistema, que está em fase final de adaptação, valerá para todos os 645 municípios de São Paulo.

Mão coloca seringa para captar dose da Pfizer
Vacinação infantil com dose da Pfizer na Alemanha - Hannibal Hanschke/AFP

Além disso, o procedimento não será obrigatório. "Quem não fizer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação", diz a pasta.

"As primeiras etapas do planejamento estadual foram a confecção das carteirinhas de vacinação e o desenvolvimento do plano de logística de distribuição dos imunizantes", completa o texto.

Na mesma publicação, a prefeitura de São Caetano do Sul explica que divulgará a estratégia de vacinação assim que receber as doses.

Sobre a obrigatoriedade do CPF para a criança, o município orientou a população a emiti-lo nos Correios ou nas agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

No dia 16 de dezembro de 2021, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso do imunizante da Pfizer-BioNTech na população de cinco a 11 anos de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o primeiro lote com 1,2 milhão de doses pediátricas da vacina da Pfizer desembarque no Brasil nesta quinta-feira (13), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 93 km de SP). A distribuição seguirá o critério populacional.

No estado de São Paulo, que possui 20,73% da população na faixa entre 5 e 11 anos, a vacinação está prevista para iniciar na segunda-feira (17).

O avanço da variante ômicron no país reforça a necessidade de vacinar as crianças o quanto antes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.