Descrição de chapéu Coronavírus

Saúde anuncia mais 600 mil doses de vacina pediátrica da Pfizer em janeiro

Dessa forma, quantidade prevista para este mês passaria de 3,7 milhões para 4,3 milhões de doses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta conseguiu adiantar para janeiro mais 600 mil doses de vacinas da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos contra a Covid. Dessa forma, serão 4,3 milhões de doses neste mês.

O planejamento inicial é receber até março 20 milhões de doses para esse público, suficientes para imunizar cerca de metade da população de 5 a 11 anos.

Mão coloca seringa para captar dose da Pfizer
Vacinação infantil com dose da Pfizer na Alemanha - Hannibal Hanschke/AFP

Dessa total, o governo esperava receber 3,7 milhões de doses até o fim de janeiro. Elas serão distribuídas de forma proporcional para os estados e o Distrito Federal.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, já havia dito que o primeiro voo com vacinas chegaria em 13 de janeiro. Dessa forma, existe a possibilidade de alguns estados iniciarem a vacinação em 14 de janeiro.

A Pfizer confirmou a antecipação de mais 600 mil doses para janeiro. Em nota, disse que o primeiro voo com as vacinas pediátricas irá chegar em 13 de janeiro.

"A chegada do primeiro voo trazendo 1,248 milhão de doses destinadas ao público de 5 a 11 anos está estimada para quinta-feira, dia 13 de janeiro, às 3h40, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas", disse o laboratório em nota.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em 16 de dezembro. O público infantil foi incluído no plano nacional de vacinação em 5 de janeiro.

O Ministério da Saúde avalia usar a Coronavac em crianças caso o imunizante seja aprovado pela Anvisa.

Como a vacina é a mesma utilizada em adultos, estados já se planejam para aplicar doses no público infantil. Hoje, há estoques, e o imunizante é apontado por especialistas como boa opção para crianças.

Integrantes do ministério dizem que ainda não se pode estabelecer prazo para terminar a imunização das crianças no Brasil.

De acordo com interlocutores da pasta, o ritmo dependerá da possível inclusão da Coronavac no cronograma e de uma eventual ampliação da quantidade de doses adquiridas da Pfizer no primeiro trimestre.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.