Descrição de chapéu Coronavírus

SP libera a vacinação em crianças sem comorbidade nesta quinta; veja calendário

Antecipação é anunciada após autorização da Coronavac para grupo de 6 a 17 anos pela Anvisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), iniciou, nesta quinta-feira (20), a vacinação de crianças de 6 a 17 anos com o imunizante Coronavac.

A Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, em Perdizes, zona oeste da capital paulista, foi onde a vacinação aconteceu e a expectativa é imunizar cem crianças do colégio ainda nesta quinta.

O primeiro imunizado com a Coronavac foi um aluno do 5º ano e integrante do grêmio estudantil chamado Caetano de Jesus Martins Moreira, 9. Na hora de receber o imunizante, ele disse que não estava com medo. "É só uma picada", afirmou o garoto.

Inicio da vacinação das crianças com Coronavac durante a coletiva de imprensa do governador João Doria, na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste da cidade.
Início da vacinação das crianças com Coronavac na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo - Bruno Santos/ Folhapress

Após acompanhar a imunização de 11 crianças do colégio, Doria explicou o calendário da vacinação no estado. De acordo com o governador, a expectativa é que em três semanas todo o grupo da faixa etária autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) esteja imunizado com a primeira dose contra a Covid.

No estado, devem ser vacinados 4 milhões de crianças. A expectativa é imunizar 250 mil por dia. A Pfizer será liberada para os de 5 anos. Já os pequenos de 6 a 11 anos serão vacinados com a Coronavac.

Desta quinta (20) até 30 de janeiro, serão vacinadas crianças de 9 a 11 anos de idade sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

De 31 de janeiro a 10 de fevereiro, serão imunizadas crianças de 5 a 8 anos de idade sem comorbidades e, também, os pequenos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas que ainda não tiverem tomado sua dose na etapa anterior.

"Nossa meta é acelerar a vacinação para garantir uma volta às aulas segura", disse o governador.

A divulgação do cronograma foi feita logo depois de a Anvisa liberar o uso da Coronavac em jovens de 6 a 17 anos.

O pedido do Instituto Butantan, na verdade, era para utilizá-la no público de 3 a 17 anos. No entanto, a agência reguladora entendeu que não existem dados suficientes para vacinar menores de 3 a 5 anos. A avaliação também vetou o uso do imunizante em crianças e adolescentes imunocomprometidos.

Além disso, a Anvisa aprovou que a dose aplicada em crianças seja a mesma que a utilizada em adultos, com o intervalo de 28 dias entre as duas doses.

O governo de São Paulo reservou 8 milhões de doses de Coronavac para o uso em crianças, segundo informou o Butantan nesta quinta —há outros 7 milhões de doses prontas à disposição do governo federal ou de outros estados que desejarem fechar contrato. ​A vantagem do imunizante é sua disponibilidade de doses, já que parou de ser usado pelo governo federal na imunização dos adultos.

Antes desta quinta, apenas a Pfizer estava autorizada para os pequenos —o aval da Anvisa foi dado em 16 de dezembro, para imunizar crianças de 5 a 11 anos, com oito semanas de intervalo entre a primeira e segunda doses. O produto já era aprovado para os de 12 ou mais anos.


Calendário de vacinação de crianças no estado de São Paulo

20 a 30 de janeiro - 1ª dose
- Crianças de 9 a 11 anos de idade
- Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas

31 de janeiro a 10 de fevereiro - 1ª dose
- Crianças de 5 a 8 anos de idade
- Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.