Descrição de chapéu Coronavírus

Após instabilidade, Anvisa dispensa documento para quem viaja ao Brasil

Nesta quinta (24), pessoas não conseguiram preencher formulário exigido para embarque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Brasileiros que estão no exterior estão com dificuldades de preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), documento exigido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a entrada no Brasil.

O sistema da agência apresentou instabilidade nesta quinta-feira (24). A falha preocupa brasileiros e turistas, já que as empresas aéreas proíbem a entrada no avião de quem não apresente o documento.

Site da Anvisa tem instabilidade para preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV)
Site da Anvisa tem instabilidade para preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) - Reprodução

Procurada, a Anvisa diz que, após a falha técnica ser detectada, comunicou as companhias de aviação para não exigir o formulário, e que essa dispensa é válida até as 23h59 de sábado (26), no horário de Brasília.

"Ressalta-se, contudo, que a dispensa excepcional e temporária da DSV não isenta os viajantes de cumprirem as demais normas sanitárias brasileiras [contra Covid] vigentes para ingresso no país", afirma a agência em nota.

"A Anvisa está adotando as medidas necessárias visando ao pronto reestabelecimento do formulário, apresentando desculpas pelos eventuais transtornos."

A DSV tem, além de dados pessoais, informações do voo e se a pessoa tem sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta e falta de ar.

Além do formulário preenchido 24 horas antes do voo​, quem está no exterior e vai ingressar no Brasil precisa apresentar comprovante de vacinação completa realizada ao menos 14 dias antes da viagem e teste de antígeno feito até 24 horas antes de embarcar, ou do tipo RT-PCR até 72 horas antes de embarcar.

O certificado de vacinação passou a ser cobrado em dezembro pela Anvisa. No feriado de fim de ano, período em que aumenta o número de turistas estrangeiros viajando ao Brasil, a Folha mostrou que muitos afirmaram que o comprovante de imunização era pedido aleatoriamente pelas autoridades brasileiras.

Nas redes sociais, inúmeros brasileiros e estrangeiros reclamam sobre a instabilidade no sistema. Há também quem diga que companhias aéreas proibiram o embarque de brasileiros sem o documento.

O administrador Gabriel Cruz, 31, é um dos brasileiros que não conseguiram preencher a DSV. Ele precisa retornar de uma viagem à Colômbia. Com o voo de volta marcado para esta sexta (25), ele estava preocupado com o procedimento.

"É um negócio que podia ser coletado de outra forma mais prática, e todo mundo já é obrigado a se testar antes de voltar ao Brasil. Só sobe no avião quem dá negativo nos testes", diz.

"É um prejuízo tremendo ter que ficar dias a mais e remarcar passagem, conseguir hotel, comida. Fora os compromissos que você perde", afirma, supondo cenário em que não pudesse voltar.

O sistema da Anvisa teve problemas ao menos outras duas vezes, no fim de novembro e nos primeiros dias do ano. Em janeiro, houve uma falha no servidor que dispara, de forma automática, as mensagens de confirmação do preenchimento da DSV.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.