Brasil bate recorde com mais de 286 mil novos casos de Covid em 24 h

País superou marca de 28 de janeiro, de 257 mil novas infecções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quinta-feira (3), o Brasil registrou 286.050 novos casos e 917 mortes por Covid-19. O total de infecções em 24 horas continua elevado e superou a marca mais alta, registrada em 28 de janeiro — 257.239.

A média móvel de infecções chegou a 188.116 por dia, aumento de 70,33%.

Desde o início da pandemia, o Brasil somou 629.995 vidas perdidas e 26.099.735 pessoas infectadas.

Assim, são perdidas 689 vidas por dia, aumento de 193,19% em relação aos dados de duas semanas atrás.

Equipe médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas durante traqueostomia em paciente com coronavírus
Equipe médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas durante traqueostomia em paciente com coronavírus - Eduardo Anizelli - 16.abr.2020/Folhapress

De acordo com Evaldo Stanislau de Araújo, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, o aumento de mortalidade era esperado, porque primeiro aumenta o número de casos, depois o de internações e, por fim, o de mortes.

"Havia uma previsão da Universidade de Washington que agora, no mês de fevereiro, a gente começaria a ter uma elevação de mortes, mas não no mesmo patamar que a gente já teve anteriormente", explica.

Para o infectologista, há uma certa tendência de estabilização e até queda na quantidade de pessoas infectadas –o recorde anterior ao desta quinta foi na semana passada.

"É possível que por mais alguns dias ou semanas a gente ainda conviva com um número de mortes elevado, que é sempre lamentável. Mas, depois disso, como o número de casos vai caindo, consequentemente os óbitos também devem se reduzir."

"Em vista do elevado ritmo de contágio registrado no país, a curva de óbitos apresenta tendência de alta. Provavelmente nós atingiremos novamente a triste marca de mil óbitos diários já nos próximos dias, com possibilidade de queda no mês de março", afirma Wallace Casaca, coordenador da plataforma SP Covid-19 Info Tracker, criada por pesquisadores da USP e da Unesp com apoio da Fapesp para acompanhar a evolução da pandemia.

"Os casos também apresentaram alta, com recordes diários sendo superados a cada dia. A expectativa é de que eles se estabilizem em patamar muito superior ao observado na primeira e segunda ondas da doença, entretanto, a curva tende a iniciar seu trajeto de descida ainda em fevereiro", explica o especialista.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

vacinação contra covid

Os dados da imunização contra o coronavírus foram afetados pelo ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde, ocorrido em dezembro, o que levou a falta de atualização em diversos estados por longos períodos de tempo.

O consórcio de veículos de imprensa recentemente atualizou os números de população brasileira usados para calcular o percentual de pessoas vacinadas no país. Agora, os dados usados são a projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2022. Todos os números passam a ser calculados de acordo com esses valores, inclusive os do ano passado. Por isso, os percentuais de pessoas vacinadas podem apresentar alguma divergência em relação aos números publicados anteriormente. ​

O Brasil registrou 935.077 doses de vacinas contra Covid-19 nesta quinta. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 241.770 primeiras doses e 206.171 segundas. Também foram registradas 3.491 doses únicas e 483.645 doses de reforço.

Ao todo, 166.031.141 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil —145.924.702 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 150.625.718 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Assim, o país já tem 77,29% da população com a 1ª dose e 70,11% dos brasileiros com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 102,63% e 93,11%​​.

O consórcio começou a fazer também o registro das doses de vacinas aplicadas em crianças. A população de 5 a 11 anos parcialmente imunizada (com somente a primeira dose de vacina recebida) é de 11,98%.

Considerando toda a população acima de 5 anos, 82,95% recebeu uma dose e 75,26% recebeu duas doses ou a vacina de dose única da Janssen.

​Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.