Descrição de chapéu Coronavírus

Chineses anunciam teste de Covid que fica pronto em 4 minutos

Novo tipo de teste é tão preciso quanto o PCR

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim (China) | AFP

Cientistas chineses anunciaram o desenvolvimento de um novo tipo de teste de coronavírus tão preciso quanto o PCR e que, garantem, apresenta os resultados em quatro minutos.

Os testes de PCR são considerados mais precisos e sensíveis para detectar o coronavírus, mas os resultados podem demorar algumas horas. Outros teste mais rápidos são menos confiáveis.

Cientistas da Universidade Fudan de Xangai afirma que encontraram uma solução.

Imagem de microscópio mostra SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19
Imagem de microscópio mostra SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19 - Handout / National Institute of Allergy and Infectious Diseases / AFP

Em um artigo revisado por especialistas e publicado na segunda-feira na Nature Biomedical Engineering, a equipe da universidade afirma que seu sensor, que usa microeletrônica, analisa o material genético da mostra sem a necessidade de passar pelo laboratório.

Durante os testes, a equipe obteve mostras de 33 pessoas infectadas pelo coronavírus em Xangai e que também foram submetidas a exames de PCR. Os resultados apresentaram uma coincidência "perfeita" entre as duas metodologias.

O estudo testou um novo método em um total de 54 pessoas, incluindo pacientes com febre mas sem coronavírus e voluntários da área de saúde. Nenhum deles apresentou falso positivo, segundo a equipe de cientistas.

Os cientistas afirmam que uma vez desenvolvido, este tipo de teste poderá ser usado em diversas situações, como aeroportos, instalações de saúde ou "inclusive dentro de casa".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.