Descrição de chapéu Coronavírus

EUA adiam decisão sobre vacina contra Covid para crianças menores de 5 anos

Agência afirma que precisa de mais dados para definir a imunização nessa faixa etária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michael Erman Ankur Banerjee
Nova Jersey e Bengaluru (Índia) | Reuters

Uma decisão dos Estados Unidos sobre a vacina da Pfizer e BioNTech contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos de idade foi adiada por pelo menos dois meses depois que a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA disse que precisava de mais dados.

A FDA planejava tomar uma decisão sobre a vacina com base nos dados iniciais dos testes por causa do que chamou de grande necessidade de saúde pública devido ao aumento de infecções causadas pela variante ômicron do coronavírus. A decisão estava prevista para a próxima semana.

O Brasil já está vacinando crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19; ainda não há previsão de imunização dos menores de 5 anos
O Brasil já está vacinando crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19; ainda não há previsão de imunização dos menores de 5 anos - Antonio Molina - 16.jan.22/Folhapress

Nesta sexta-feira (11), a agência disse que revisou novas informações de testes que chegaram desde o pedido de autorização de emergência da Pfizer e da BioNTech e decidiu que precisava de mais dados antes de avançar.

"Se algo não atende a esse padrão, não podemos prosseguir", disse o médico Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA. Marks observou que alguns dos novos dados que levaram a FDA a adiar a decisão foram "de última hora".

A Pfizer e a BioNTech enviaram dados sobre as duas primeiras doses do que foi planejado como um regime de três doses para essa faixa etária no início deste mês, a pedido da FDA. Não foram divulgados dados de eficácia.

"Esta é uma vacina de três doses, e eles apresentariam dados sobre as duas primeiras doses. Faz sentido esperar que os dados de segurança e eficácia de todas as três doses estejam disponíveis antes de tomarmos uma decisão sobre esta vacina", disse o médico Paul Offit, do Hospital Infantil da Filadélfia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.