Descrição de chapéu Coronavírus

Oferta de vacina contra Covid para programa global supera demanda pela 1ª vez

Projeto está com dificuldades para alocar mais de 300 milhões de doses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Francesco Guarascio Jennifer Rigby
Bruxelas e Londres | Reuters

O projeto global de compartilhamento de vacinas contra a Covid-19 está com dificuldades para alocar mais de 300 milhões de doses no mais recente sinal de que o problema de vacinação no mundo agora está mais relacionado à demanda do que à oferta.

No ano passado, os países ricos ficaram com a maior parte das vacinas disponíveis para imunizar seus cidadãos primeiro, o que significa que menos de um terço das pessoas em países de baixa renda foi vacinado até agora, em comparação com mais de 70% nas nações mais ricas.

À medida que a oferta e as doações aumentaram, no entanto, os países mais pobres estão enfrentando obstáculos como lacunas logísticas relacionadas à cadeia de frio, hesitação sobre vacinas e falta de dinheiro para apoiar as redes de distribuição, disseram autoridades de saúde pública à Reuters.

Profissionais da saúde conferem carregamento de vacinas contra Covid da Covax, em Cartum, no Sudão - Ebrahim Hamid - 11.fev.2022/AFP

Em janeiro, o Covax, programa global de vacinas administrado pela aliança de vacinas Gavi e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tinha 436 milhões de vacinas para distribuir aos países, segundo um documento publicado em meados de fevereiro.

Mas os países de baixa renda pediram apenas 100 milhões de doses para distribuição até o final de maio –a primeira vez em 14 rodadas de alocação em que a oferta superou a demanda, disse o documento do Grupo de Alocação Independente de Vacinas Covax.

Um porta-voz da Gavi disse que o Covax estava agora em uma situação em que havia oferta atual suficiente para atender à demanda, mas reconheceu que a aplicação de vacinas é um problema em vários países menos desenvolvidos.

"Só fecharemos a lacuna de equidade de vacinas de uma vez por todas se pudermos ajudar os países a aplicar vacinas rapidamente e em escala", disse o porta-voz.

As vacinas que não forem distribuídas pela Covax nesta rodada podem ser alocadas posteriormente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.