Descrição de chapéu jornalismo mídia

Reportagem da Folha sobre vacinas para doenças negligenciadas ganha prêmio

Material foi o escolhido na categoria Explicativo e Serviço no Prêmio Infovacina, voltado para reportagens sobre imunizantes em meio à pandemia da Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A repórter de saúde e ciência Ana Bottallo, da Folha, ganhou o 1º Prêmio Infovacina de Jornalismo, voltada para reportagens sobre vacinas, na categoria Explicativo e Serviço.

O texto premiado foi "Tecnologia de vacinas contra a Covid pode beneficiar doenças negligenciadas", que aborda como as novas técnicas de desenvolvimento de vacinas com RNA mensageiro podem ser investigadas para as chamadas doenças tropicais negligenciadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças tropicais negligenciadas afetam 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 500 milhões de crianças, e são diretamente responsáveis por mais de 200.000 mortes anualmente.

Enfermeira prepara dose de vacina da Pfizer em Belfast, na Irlanda do Norte - Clodagh Kilcoyne - 4.dez.21/Reuters

Os avanços tecnológicos na ciência nas últimas décadas, somados às iniciativas de instituições de pesquisa com farmacêuticas, têm possibilitado chegar cada vez mais perto de imunizantes contra zika, chikungunya e dengue.

A reportagem explorou essas e outras iniciativas e como as pesquisas desses imunizantes têm surgido no Brasil.

O grande prêmio de Jornalismo do Infovacina foi dado à reportagem de Yael Berman, da Agence France Presse, "Certificados usados na Alemanha nazista não são comparáveis ao passaporte sanitário da Covid-19".

Na mesma premiação, a reportagem "Não há como vacinas criarem variantes do coronavírus, explicam cientistas", de Fred Santana, do site Vocativo, ganhou na categoria Checagem. Já na categoria Conteúdo Exclusivo, a reportagem "Deserto da vacina", de Mariana Hallal, do Estadão, foi vencedora.

A premiação faz parte do programa de mentoria jornalística Infovacina, organizado pela Agência Bori, com apoio do Sabin Vaccine Institute e do Instituto Serrapilheira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.