Descrição de chapéu Eleições 2022

Sou um quadro técnico bolsonarista, diz Queiroga

Ministro evita responder se ficará no governo ou se sairá para disputar eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, evitou responder nesta quarta-feira (2) se será candidato neste ano, mas afirmou que é um "quadro técnico bolsonarista" e que irá cumprir o papel que for designado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no pleito de 2022.

Em entrevista à imprensa antes do início do ano Legislativo, ele disse que "quer ser reconhecido como o ministro que acabou com a pandemia da Covid-19" e não respondeu se ficará no governo até o fim do ano ou se sairá para ser candidato.

"Sou médico há mais de 30 anos, nunca militei na vida política partidária, mas hoje eu sou um quadro técnico, como vocês gostam de chamar, de bolsonarista. Vou trabalhar aqui pelo meu presidente Jair Messias Bolsonaro", afirmou.

Marcelo Queiroga participa de cerimônia no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 28.jan.2021/Folhapress

Queiroga tem sido cotado para disputar a eleição para governador ou para senador pela Paraíba, seu estado natal.

No governo e no Congresso, porém, há resistência à ideia de o Executivo fazer mais uma troca no Ministério da Saúde em meio à pandemia. O ministro, por sua vez, tem se alinhado às pautas de Bolsonaro.

Em janeiro, por exemplo, enquanto o chefe do Executivo criticava a vacinação de pessoas de 5 a 11 anos aprovada pela Anvisa, ele visitou em Lençóis Paulista (SP) uma criança que teve uma parada cardíaca após receber o imunizante contra a Covid-19.

Logo depois, no entanto, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de São Paulo descartaram a relação entre a vacina e o problema de saúde da criança.

Nesta quarta, Queiroga também evitou responder se a pasta planeja distribuir vacinas para que todos os brasileiros tomem a quarta dose do imunizante contra a Covid-19.

"Eu já tomei várias doses da vacina da gripe. Não sabemos, a longo prazo, como vai ser a vacinação em relação à Covid-19. O ministério tem uma secretaria que analisa isso com um grupo técnico", disse.

Na volta aos trabalhos, a Câmara enviou a sanção um projeto que cria o Programa Pró-Pesquisa Covid-19.

O programa busca incentivar empresas a usarem recursos próprios para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação relacionados, direta ou indiretamente, ao enfrentamento dos efeitos da Covid-19.

Os recursos deverão ser depositados em favor do programa, nos termos de regulamentação a ser editada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

As empresas que optarem pela tributação do lucro real poderão deduzir do Imposto de Renda de pessoa jurídica o valor da doação até o limite de 30% do imposto devido. Quando a empresa for da área de saúde ou de medicamentos, o limite será de 50% do imposto devido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.