Descrição de chapéu Coronavírus

SP abre postos neste sábado para vacinar crianças contra a Covid

Estado ainda precisa imunizar cerca de 2,3 milhões com idade de 5 a 11 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ainda precisando vacinar contra a Covid-19 cerca de 2,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos de idade, mais de 5.000 postos de saúde do estado de São Paulo abrem neste sábado (5), em um mutirão chamado pelo governo estadual de "Dia C da Vacinação".

Do dia 14 de janeiro, quando começou a aplicação da imunização para quem tem de 5 a 11 anos, até as 16h desta sexta-feira (4), 1,7 milhão de crianças (42,6% do público-alvo) haviam sido vacinadas no estado, segundo a gestão João Doria (PSDB).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, todos os municípios têm vacinas suficientes para imunizar o público infantil com a primeira dose.

O reforço da campanha ocorre em meio a volta às aulas, que na rede estadual ocorreu na última quarta-feira (2). Na rede municipal de São Paulo, será na próxima segunda (7).

Criança é vacinada contra a Covid-19 na UBS Nossa Senhora do Brasil, na Bela Vista, região central de São Paulo - Rivaldo Gomes - 22.jan.22/Folhapress

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber vacina da Pfizer, enquanto as demais podem ser vacinadas com a Coronavac.

O governo estadual diz que vai disponibilizar R$ 5,5 milhões para pagamento de diárias aos profissionais de saúde para abertura das unidades com equipes completas para a vacinação.

Na cidade de São Paulo, apenas a UBS Brás, na região central, não abre neste neste sábado, pois irá mudar de endereço. As demais 469 unidades básicas de saúde e as 79 AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) vão aplicar vacinas para crianças.

Adultos e adolescentes de 12 a 17 também poderão aproveitar o sábado para a imunização.

"Além disso, equipes de agentes comunitários de saúde vão fazer busca ativa com visitação em casa para detectar os motivos pelos quais crianças ainda não foram imunizadas", diz a Secretaria Municipal da Saúde, em nota.

As crianças devem estar acompanhas por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), carteirinha de vacinação e comprovante de endereço, no caso da capital paulista.

Até o início da tarde desta sexta, 57% (cerca de 1,1 milhão de doses) das crianças de 5 a 11 haviam tomado vacina contra Covid na cidade de São Paulo.

No total, 53,6% dos adultos já tomaram a terceira dose, e 95,7% dos adolescentes completaram o ciclo com duas doses.

Veja onde se vacinar na capital

Sábado (5) - crianças, adolescentes e adultos

AMAs/UBSs Integradas
7h às 19h
Veja endereços

UBSs
8h às 17h
Veja endereços

Domingo (6) - adolescentes e adultos

Farmácias
8h às 16h
Avenida Paulista (região central) 266 e 2371

Parques
8h às 16h

Centro - Buenos Aires
Sul - Severo Gomes e Independência
Leste - Parque do Carmo e Ceret
Oeste - Vila Lobos
Norte - Juventude

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.