Descrição de chapéu Coronavírus

EUA aprovam 4ª dose de vacina contra Covid para maiores de 50 anos

Imunocomprometidos com quatro injeções podem tomar a 5ª dose após quatro meses da 4ª

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

A agência que regula o setor de remédios e alimentos nos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou, nesta terça-feira (29), uma quarta dose das vacinas contra Covid da Pfizer/BioNTech ou da Moderna para pessoas com mais de 50 anos. A aprovação ocorre em um momento em que as autoridades alertam sobre uma possível nova onda da pandemia.

Em um comunicado, o FDA disse que baseou sua decisão na evidência emergente de que uma dose de reforço adicional, aplicada quatro meses depois da última, melhorou a proteção contra a Covid-19 grave e não esteve associada a novos problemas de segurança.

Além disso, as pessoas imunocomprometidas que já receberam quatro injeções, sendo a última há pelo menos quatro meses, agora são elegíveis para uma quinta dose. Esse grupo inclui quem recebeu transplante de órgãos.

Pessoa espeta com agulha e seringa frasco com vacina
Profissional de saúde prepara vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid - Danilo Verpa/Folhapress

A vacina da Pfizer estará disponível para pessoas imunocomprometidas com mais de 12 anos, e a da Moderna, para maiores de 18.

"A evidência atual sugere certa diminuição da proteção com o tempo contra resultados graves da Covid-19 em idosos e imunocomprometidos", disse o principal cientista do FDA, Peter Marks, ao explicar a decisão.

O FDA disse que dados de Israel, onde foram estudados os efeitos de uma quarta dose administrada quatro meses após a terceira em 700 mil pessoas, mostraram que uma injeção adicional é segura.

A agência também citou dados de um estudo com 154 profissionais de saúde, cujos níveis de anticorpos, inclusive contra as variantes delta e ômicron, aumentaram duas semanas depois de receberem a quarta dose.

Um estudo publicado por pesquisadores israelenses no New England Journal of Medicine neste mês mostrou que três doses de vacinas de RNA mensageiro da geração atual atingiram o pico em termos de resposta imune gerada.

Em outras palavras, enquanto três doses aumentam os níveis de imunidade, a quarta dose restaura os níveis de anticorpos para onde estavam logo após a terceira.

Especialistas observaram que os benefícios para pessoas mais jovens e saudáveis ainda não estão claros e afirmam que é provável que novas vacinas sejam desenvolvidas à medida que o vírus continue sofrendo mutações sazonais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.