Farmacêutica recolhe remédios com losartana, para hipertensão

Sanofi Medley afirma que medida ocorre após detecção de impurezas mutagênicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Sanofi Medley anunciou na última segunda-feira (7) que o recolhimento dos lotes de comprimidos de losartana, que ocorre desde fevereiro, é voluntário e preventivo. O remédio é indicado para quem tem hipertensão arterial.

Os produtos são:

  • losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg
  • losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg
  • losartana potássica 50 mg e 100 mg
Sanofi Medley faz recolhimento voluntário de lotes de losartana, remédio para quem tem hipertensão arterial
Sanofi Medley faz recolhimento voluntário de lotes de losartana, remédio para quem tem hipertensão arterial - Divulgação

De acordo com a farmacêutica, o recolhimento ocorre após impurezas mutagênicas serem encontradas na medicação.

Uma impureza mutagênica é uma substância química que pode causar uma mudança no DNA de uma célula, de acordo com a empresa. Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico de essa impureza resultar em câncer em humanos é atualmente desconhecido.

Segundo a farmacêutica, não há dados que sugerem que os lotes com a impureza tenham gerado "uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade".

60% da população brasileira lê a bula do remédio, segundo pesquisa publicada na Revista Brasileira de Epidemiologia
A Sanofi Medley alerta que a interrupção abrupta do tratamento pode trazer riscos potenciais para os pacientes - Freepik

A Sanofi Medley alerta que a interrupção abrupta do tratamento pode trazer riscos potenciais para os pacientes, e por isso deve ser acompanhada pelo médico responsável.

"O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar os seus médicos ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos", diz a empresa.

Anvisa

As impurezas, chamadas de nitrosaminas, são encontrados na água, em alimentos defumados e grelhados, laticínios e vegetais, explica a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A agência e órgãos regulatórios de outros países detectaram, em 2018, que havia a presença dessas impurezas mutagênicas em medicamentos da classe das sartanas, como a losartana e a valsartana.

No ano seguinte, a Anvisa determinou o recolhimento de 185 lotes de medicamentos no país.

Em 2020, outro remédio precisou ser recolhido por causa do mesmo problema no Brasil. Na ocasião, foi necessário fazer recall da Ranitidina, que inibe a produção de ácido pelo estômago e é normalmente utilizado no tratamento de úlcera gástrica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.