Descrição de chapéu Coronavírus

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em cidade de SC

Decisão foi anunciada pelo prefeito de Rio do Sul; Ministério Público analisa flexibilização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

O prefeito de Rio do Sul (a 197 km de Florianópolis), José Thomé (PSD), publicou um vídeo em sua conta no Instagram, na última quinta-feira (3), anunciando decreto que torna o uso de máscara facultativo no município para qualquer idade. Ele diz que a decisão se baseia no quadro epidemiológico e vacinal.

"Temos hoje a condição técnica aqui de tornar facultativo o uso de máscara, em todo o território do município, independentemente de idade. Com exceção dos estabelecimentos de saúde", diz ele.

"Nós entendemos que liberar para toda a população o uso facultado de máscara em Rio do Sul é, sim, possível, porque temos um quadro favorável. No mais, isso só está sendo possível graças às ações de governo e à sua responsabilidade."

Máscaras contra a Covid-19
Máscaras de proteção contra Covid-19 do tipo N95 - Timothy Aeppel - 27.jan.21/Reuters

Thomé cita ainda o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que também assinou decreto tornando o uso da máscara facultativo no município. O site da prefeitura ressalta que o caso não se aplica para pessoas que estiverem doentes ou com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

"Nós temos que parar de fazer com que as pessoas passem por constrangimentos", diz Rodrigues em vídeo também publicado no Instagram.

"O que você vai me dizer das festas que ocorreram pelo Carnaval em todo o território nacional, nas baladas aqui em Chapecó? Vamos parar com essa falsidade, com essa grande mentira e vamos voltar dentro da normalidade e, se necessário for, no futuro, a gente pode rever essa posição."

O Ministério Público de Santa Catarina analisa as regras de flexibilização adotadas nos dois municípios. O governo catarinense disse que só se manifesta sobre seus próprios decretos.

Os anúncios das prefeituras vêm após o país viver um aumento de casos de Covid-19 na largada de 2022, em meio ao avanço da variante ômicron.

Nas redes sociais, o empresário bolsonarista Luciano Hang, da rede de lojas Havan, elogiou o prefeito de Rio do Sul pela decisão. "Bom líder é aquele que tem a coragem de tomar a decisão certa", escreveu o empresário.

"Já estava na hora de ótimas notícias. Vamos voltar a viver normalmente. E na sua cidade como o prefeito está agindo?", questionou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.