Hospital em SP aplica vacinas vencidas contra hepatite B

Infectologista ressalta a possível necessidade de nova imunização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Hospital Santa Lucinda, em Sorocaba, no interior de São Paulo, aplicou vacinas contra a hepatite B com o prazo de validade já expirado em 44 recém-nascidos. A instituição médica confirmou, por meio de uma nota, o erro no procedimento.

O hospital é particular, mas também atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A instituição disse que, assim que constatado o problema, notificou a Vigilância Sanitária.

Em nota encaminhada na tarde desta quarta-feira (6), os responsáveis pelo hospital afirmaram que equipes médicas e assistenciais entraram em contato com os responsáveis por esses bebês e acompanham eventuais intercorrências. No entanto, quatro famílias ainda não foram localizadas. "Quanto aos 40 recém-nascidos que estamos acompanhando, todos passam bem e nenhum problema foi relatado até o momento", diz trecho do comunicado.

Conforme texto divulgado na terça-feira (5), ainda não foi definido se haverá a necessidade de aplicação de uma nova dose do imunizante.

Mulher toma vacina para Hepatite B, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

"O problema de tomar vacina vencida é o risco de não gerar a imunidade adequada, esperada para aquela vacina", afirmou o infectologista Bruno Ishigami, mestrando em Saúde Pública pela Fiocruz.

De acordo com o especialista, é alta a chance de ser necessária a aplicação de uma nova dose do imunizante. No entanto, tal decisão é tomada em conjunto pelos órgãos reguladores da saúde. "Quem vai definir é a secretaria de saúde de cada local junto com o Programa Estadual de Imunização, baseado também nas conversas com o Programa Nacional de Imunizações."

Ishigami disse que assim que identificado o problema é necessário notificar os órgãos responsáveis.

"Quando você aplica vacina vencida, independentemente de que vacina seja, precisa notificar dentro do informe SUS, para que o sistema entenda que ocorreu um erro e, caso o erro gere alguma repercussão, já seja possível iniciar uma investigação de imediato", acrescentou.

Procurada, a Prefeitura de Sorocaba disse que "a Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária foram informadas pelo hospital particular do caso, já tomaram todas as devidas providências e acompanham de perto".

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Sorocaba foi notificado a respeito do ocorrido. "As vacinas de rotina são encaminhadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios dentro do prazo de validade. A pasta estadual orienta sobre a aplicação da vacinação e a importância da verificação da data de validade antes do uso de uma vacina, inclusive com documentos técnicos com todas as condutas necessárias."

A pasta estadual ainda sustentou que as "prefeituras são responsáveis pelas aplicações das doses, bem como sobre o monitoramento em caso de eventos adversos".

Nota do Hospital Santa Lucinda

No sentido de levarmos à população as informações corretas, comunicamos que 44 recém-nascidos receberam vacinas contra a hepatite B cuja data de validade havia expirado.

Tão logo esse fato foi constatado, bloqueamos esse lote e comunicamos a Vigilância Sanitária.

Nossas equipes médicas e assistenciais entraram em contato com os responsáveis por esses bebês e acompanham eventuais intercorrências.

Apesar dos nossos esforços, quatro famílias ainda não foram localizadas. Quanto aos 40 recém-nascidos que estamos acompanhando, todos passam bem e nenhum problema foi relatado até o momento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.