Sete em cada dez pessoas ignoram ter doença de Chagas nas Américas

Enfermidade afeta entre 6 milhões e 8 milhões de pessoas, diz a Opas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

Sete em cada dez pessoas com doença de Chagas nas Américas desconhecem que sofrem desta doença parasitária potencialmente mortal, afirmou nesta quarta-feira (13) a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Segundo a entidade, a doença afeta entre 6 milhões e 8 milhões de pessoas no México, na América Central e na América do Sul.

A doença, causada pelo micro-organismo Trypanosoma cruzi e que homenageia o sanitarista brasileiro Carlos Chagas, é transmitida por insetos conhecidos como barbeiros, transfusão de sangue ou transplante de órgãos, consumo de alimentos contaminados e durante a gestação e o parto.

Espécies de barbeiro, inseto que transmite a doença de Chagas - Avener Prado - 10.out.2018/Folhapress

Entre 2% e 8% das grávidas infectadas com a doença de Chagas podem transmiti-la ao bebê. Essa é a principal via de infecção e disseminação nos países que controlaram os outros tipos de transmissão, melhorando seus padrões de moradia e adotando a triagem universal em bancos de sangue, segundo a Opas.

Calcula-se que, no longo prazo, até 30% dos doentes crônicos podem desenvolver complicações, com possíveis consequências irreversíveis e crônicas para o aparelho digestivo e o coração.

Detectada a tempo e em sua fase inicial, a doença pode ser curada ou melhorar sua evolução clínica, e, na fase crônica, o tratamento pode frear ou atrasar seu progresso, diz a entidade.

A doença é endêmica em 21 países das Américas, onde cerca de 70 milhões de pessoas vivem em risco de contrai-la. No entanto, os números melhoraram nos últimos anos. Mais de 10 mil pessoas morrem anualmente na região por causa da doença, em comparação com cerca de 45 mil na década de 1990.

Os esforços feitos pelos países das Américas mostram que acabar com a enfermidade é possível, mas "é preciso redobrar as ações para preveni-la, detectá-la, tratá-la e interromper a cadeia de transmissão", afirma no comunicado Marcos Espinal, diretor de doenças transmissíveis da Opas, um dia antes do Dia Mundial da Doença de Chagas, celebrada nesta quinta (14).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.