'Teste do bafômetro' para detectar Covid é aprovado nos EUA; conheça

Tecnologia tem limitações práticas, como o tamanho e só poder ser usada por operadores treinados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emily Anthes
The New York Times

As infecções por coronavírus poderão em breve ser detectadas com uma baforada de ar expirado, depois que a Agência de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA na sigla em inglês) autorizou na quinta-feira (14) o primeiro teste de Covid-19 com base na respiração.

A autorização para uso emergencial do "bafômetro" InspectIR é um marco significativo na busca de vários anos por mais diagnósticos baseados na respiração, bem como novos testes inovadores para Covid-19, disseram especialistas. E é provável que seja o primeiro de muitos testes semelhantes de Covid-19, segundo eles.

Novo teste de Covid-19, que é capaz de detectar o vírus a partir do ar expirado pelo paciente - Divulgação

"Acho que este é um desenvolvimento realmente animador para todo o campo da análise da respiração", disse Cristina Davis, vice-chanceler associada de Pesquisa Interdisciplinar e Iniciativas Estratégicas da Universidade da Califórnia em Davis, que está desenvolvendo seu próprio teste de coronavírus. "Este é um grande passo à frente."

Mas os testes de respiração ainda apresentam desafios no mundo real, e esse dispositivo em particular tem várias limitações práticas. A máquina necessária para realizar os testes é grande –do tamanho de uma mala de viagem– e só pode ser usada por operadores treinados e supervisionados por profissionais de saúde.

E muitos dispositivos seriam necessários para a triagem em larga escala, já que cada máquina pode processar apenas cerca de 20 amostras por hora, de acordo com a InspectIR Systems, pequena empresa de cinco pessoas com sede em Frisco, no Texas.

A empresa citou altas taxas de precisão em seus testes, mas alguns especialistas quiseram examinar os dados subjacentes à sua aplicação ao FDA antes de endossar esse método.

Pode levar de dez a 12 semanas para os primeiros dispositivos chegarem ao mercado, disse John Redmond, cofundador da InspectIR Systems, na sexta-feira. A empresa disse que pretende produzir cerca de cem dispositivos por semana, de acordo com a FDA, mas não ficou imediatamente claro quando a produção atingirá esse nível.

A InspectIR espera alugar os analisadores para outras empresas, incluindo clínicas de saúde e empresas que têm locais de teste móveis ou "pop-up". Eles poderão ser usados para testar viajantes em aeroportos ou trabalhadores em um prédio de escritórios, disseram os cofundadores, acrescentando que já houve interesse de torneios esportivos profissionais e empresas do setor de viagens.

O preço do dispositivo ainda não foi fechado, mas os cofundadores disseram na sexta que esperam oferecer licenças ou assinaturas que representarão um custo aproximado de US$ 10 a US$ 12 por teste.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.