Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registra 10 mortes por Covid e mais de 6 mil casos

Aos finais de semana, dados da pandemia são menores por atrasos de notificação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 10 mortes por Covid e 6.062 casos da doença, neste domingo (8). Diversos estados não atualizaram dados da pandemia. Foram eles: Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal, Roraima, Rondônia e Rio de Janeiro.

Outros quinze estados não registraram mortes neste domingo. Vale ressaltar, porém, que os dados da pandemia em finais de semana e feriados são menores e subnotificados devido a atrasos de notificação nas secretarias de saúde.

Com os dados desse domingo o Brasil chega a 664.189 vidas perdidas e a 30.559.799 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

A média móvel de casos apresenta um leve crescimento (16%), em relação ao dado de duas semanas atrás. Ela agora é de 15.723 por dia. Já a média de mortes permanece em estabilidade (sem variações superiores a 15%) e é de 89 ao dia.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Sepultador com as mãos na cintura, cercado de covas
Sepultador após quatro enterros consecutivos em cemitério em São Paulo - 27.abr.2021 - Mathilde Missioneiro/Folhapress

O consórcio de veículos de imprensa deixou de atualizar os números de vacinados contra a Covid-19 nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis, os dados serão atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.

A mudança ocorre devido a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Diversos estados não atualizam o total de vacinados aos fins de semana e feriados, e mesmo os que o fazem, por vezes, informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.