Covid dispara em Araraquara (SP) e prefeitura retoma atendimento exclusivo

Além de aumento de casos da doença, município paulista enfrenta epidemia de dengue

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

O novo avanço de casos de Covid-19 em Araraquara (a 273 km de São Paulo) fez com que a prefeitura voltasse a criar nesta sexta-feira (27) uma unidade de saúde para atendimento exclusivo de casos suspeitos ou confirmados da doença.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Xavier foi usada durante grande parte da pandemia como centro de atendimento para a Covid. Com o arrefecimento dos casos após o avanço da vacinação, porém, o local passou a atender também outras doenças.

Paciente com Covid internado em UTI da Santa Casa de Araraquara na onda da variante P.1, no ano passado
Paciente com Covid internado em UTI da Santa Casa de Araraquara na onda da variante P.1, no ano passado - Rubens Cavallari-11.mar.21/Folhapress

A cidade, porém, teve uma nova alta da doença em maio. Foram 5 mortes e 5.833 casos confirmados, contra 1.573 casos e nenhuma morte em abril. Mesmo assim, a situação no município segue melhor do que em janeiro, quando foram registrados 19.485 casos e 33 mortes.

​Desde o início da pandemia, em março de 2020, Araraquara soma 71.121 casos confirmados, com 685 mortes.

O cenário de saúde na cidade fica ainda mais complicado devido a outro problema: uma epidemia de dengue com 9.240 casos e 13 mortes.

"Resolvemos retomar o atendimento na UPA da Vila Xavier exclusivo para Covid diante da grande procura das pessoas com síndrome gripal e o aumento também do número de confirmados da doença. Para tanto, nós não precisamos mudar a estrutura da unidade, mas o que vai diferenciar hoje é que estaremos ampliando o número de pessoas para realizar a coleta, assim como deixaremos três médicos exclusivos para o atendimento de Covid", disse a secretária da Saúde de Araraquara, Eliana Honain.

Segundo a secretária, a diferença é que agora a estrutura municipal será mais concentrada nos atendimentos e na testagem da população.

Por conta da vacinação —mais de 90% dos moradores têm o esquema vacinal completo—, os casos de complicações da doença e internações em enfermarias e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) caíram nos últimos meses.

Há três pessoas internadas com Covid em UTI e 29 em enfermarias na cidade atualmente, cenário muito diferente do registrado no auge da doença no município.

No início de 2021, com a circulação da cepa P.1, Araraquara se tornou símbolo do avanço da doença no país, chegou a ter mais de 200 pessoas internadas e teve que transferir pacientes para outras cidades.

"A gente sabe que a vacina não evita 100% a doença, mas ela evita as complicações e, consequentemente, as mortes", disse a secretária.

Com o uso exclusivo da UPA da Vila Xavier, o atendimento a pacientes com outras doenças foi transferido para outras duas UPAs, a Central e a Valle Verde.

A situação fez com que o hospital de campanha criado para atender pacientes com Covid e que tinha sido desativado fosse reaberto exclusivamente para casos de dengue.

O local funciona diariamente das 7h às 21h, especialmente para hidratação das vítimas da dengue.

"Com isso, a gente tem certeza que estamos organizando da melhor maneira possível a assistência às duas patologias. Hoje Covid com maior incidência, em segundo dengue", afirmou a secretária.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.