EUA autorizam reforço de vacina anticovid para crianças de 5 a 11 anos

Decisão foi tomada no momento em que o país registra um aumento dos contágios e hospitalizações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

As crianças de 5 a 11 anos poderão receber uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer, anunciaram nesta terça-feira (17) as autoridades sanitárias americanas.

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a dose de reforço para essa faixa etária "para fornecer uma proteção contínua contra a Covid-19", explicou o órgão em um comunicado.

Um comitê de especialistas dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) se reunirá na quinta-feira (19) para deliberar sobre o tema e definir a recomendação da dose de reforço, que deve ser aplicada pelo menos cinco meses depois da primeira série de duas injeções.

Vacinação em massa é realizada no centro de eventos Lumen Field, em Seattle
Vacinação em massa é realizada no centro de eventos Lumen Field, em Seattle; governo americano dará vacina de reforço nas crianças de 5 a 11 anos - Lindsey Wasson - 11.mai.22/Reuters

A dose utilizada é de 10 microgramas, tanto para as imunizações iniciais como para as doses extras (em comparação aos 30 microgramas destinados aos maiores de 12 anos).

A autorização da FDA chega em um momento em que os Estados Unidos registram um aumento dos contágios de Covid, com quase 90 mil casos declarados por dia. As hospitalizações também aumentaram.

A Covid-19 "tende a ser menos grave nas crianças que nos adultos", indicou o chefe da FDA, Robert Califf em nota. Mas "a onda ligada à variante ômicron adoeceu mais as crianças, provocou mais hospitalizações e deixou bebês com sequelas no longo prazo", alertou.

Os Estados Unidos têm 28 milhões de crianças entre 5 e 11 anos de idade.

Os americanos maiores de 50 anos já estão aptos para uma segunda dose de reforço (a quarta dose ao todo).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.