Inscrições para Prêmio Octavio Frias de Oliveira terminam na terça (31)

Pesquisas publicadas de 2020 a 2022 podem concorrer em diferentes categorias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As inscrições para o Prêmio Octavio Frias de Oliveira, concedido pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), entraram na última semana. Os interessados têm até a próxima terça-feira (31), às 23h59, para se inscreverem na 13ª edição da premiação que leva o nome do patrono da instituição. A iniciativa é feita em parceria com o Grupo Folha.

A láurea em homenagem ao então publisher da Folha, morto em 2007, foi criada para reconhecer e estimular contribuições de pesquisadores brasileiros e de outros profissionais que atuam na área oncológica.

Para a categoria Pesquisa em Oncologia podem ser inscritos projetos originais publicados em revistas científicas em 2021 e 2022, com autor principal atuante em Instituição de Pesquisa e/ou de Ensino nacionais.

Pesquisadora sorri em meio a itens de laboratório
Luiza Macedo Abdo, vencedora do prêmio Icesp na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia, em 2020 - 31.jul.2020 - Zo Guimaraes/Folhapress

Já para a categoria Inovação Tecnológica em Oncologia são aceitos trabalhos originais que foram publicados em revistas científicas ou patentes que foram depositadas de 2020 a 2022. Mais uma vez, o pesquisador deve atuar em instituição nacional.

Além disso, será premiada uma Personalidade de Destaque em Oncologia. A premiação para cada categoria é de R$ 20 mil, além de um certificado.

Os laureados são escolhidos por uma Comissão Julgadora, constituída por cientistas e membros da sociedade que lidam com a temática.

As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário disponível no site www.premiooctaviofrias.com.br. Junto, deve ser enviado um resumo, com até 600 caracteres, compreensível para a população em geral.

A premiação ocorrerá em 5 de agosto deste ano, ainda sem local definido.

No ano passado, a láurea em Pesquisa em Oncologia foi para uma pesquisa que avaliou como atividades físicas poderiam combater a caquexia, condição relacionada ao câncer e que pode agravá-lo. Em Inovação Tecnológica em Oncologia, o trabalho vencedor buscava o desenvolvimento de um novo exame que poderia acelerar o diagnóstico e o acompanhamento do câncer colorretal.

O prêmio de Personalidade de Destaque ficou com Hugo Aguirre Armelin, biólogo, pesquisador e responsável pela descoberta da molécula relacionada ao fator de crescimento de fibroblastos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.