Mundo segue despreparado para enfrentar novas pandemias, adverte relatório

Grupo independente afirma que má coordenação e decisões equivocadas permitiram que a Covid atingisse escala catastrófica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nina Larson
Genebra | AFP

Os esforços de reformas para prevenir a ameaça de novas pandemias são lentos e fragmentados, o que deixa o mundo pouco preparado, como quando surgiu a Covid-19, adverte um relatório divulgado nesta quarta-feira (18).

Há um ano, um grupo de especialistas independentes apresentou um relatório crítico na assembleia anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), o qual afirmava que a má coordenação e as decisões equivocadas permitiram que a pandemia de Covid atingisse uma escala catastrófica.

Na época, o grupo independente, copresidido pela ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e a ex-presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf, elaborou uma lista de medidas necessárias para superar a Covid e garantir que o mundo estivesse mais bem preparado para enfrentar ameaças futuras.

Ex-primeira ministra da Nova Zelândia e copresidente da comissão independente da OMS, Helen Clark
Ex-primeira ministra da Nova Zelândia e copresidente da comissão independente da OMS, Helen Clark alerta que o mundo não se preparou corretamente e pode ter nova pandemia em breve - Daniel Becerril/Reuters

Em um relatório de avaliação redigido um ano depois, no entanto, o grupo, que não está mais ativo, alerta que o mundo continua "brincando" e que a inação está criando "as bases para outra pandemia".

"Temos, em grande medida, as mesmas ferramentas e o mesmo sistema que existia em dezembro de 2019 para responder a uma ameaça pandêmica", disse Clark à imprensa.

"E não eram suficientemente bons", completou.

Clark, porém, elogiou que o "trabalho de transformação necessário em nível mundial para prevenir a próxima pandemia já começou", apontando como os novos mecanismos criados após o surgimento da Covid possibilitaram a entrega de 1,5 bilhão de doses de vacinas aos países mais pobres.

Também elogiou os esforços em curso para diversificar a produção de vacinas e medicamentos antivirais.
Um acordo ainda é aguardado para que a OMS tenha a sua disposição um financiamento mais seguro e flexível, ao mesmo tempo que são traçados planos para a criação de um fundo específico para pandemias.

Mudanças estão sendo estudadas nas regras sanitárias internacionais, assim como um novo "instrumento jurídico" —como um tratado ou outra forma de acordo— para simplificar a abordagem mundial de preparação e a resposta a uma pandemia.

Mas Clark advertiu que todas as mudanças acontecem a um ritmo muito lento e que as modificações no orçamento da OMS não devem ser plenamente aplicadas por quase uma década.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.