OMS registra cerca de 230 prováveis casos de misteriosa hepatite em crianças

Doença já teria matado quatro crianças em todo o mundo; outras precisaram de transplante de fígado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Genebra | AFP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) continua recebendo dezenas de comunicados sobre casos de uma misteriosa hepatite que afeta crianças. Até o momento, houve o registro de cerca de 230 no mundo inteiro, informou a instituição nesta terça-feira (3).

"Até 1º de maio, foram comunicados à OMS 228 casos em 209 países, e outros 50 estão sendo investigados", disse um dos porta-vozes da OMS, Tarik Jasarevic, a jornalistas em Genebra.

A maioria dos casos foi registrada na Europa, grande parte no Reino Unido.

Pessoas são vistas em frente a painel da Organização Mundial da Saúde; entidade luta contra o tempo para identificar a causa dos casos de hepatite em crianças
Pessoas são vistas em frente a painel da Organização Mundial da Saúde; entidade luta contra o tempo para identificar a causa dos casos de hepatite em crianças - Dado Ruvic/ilustração/Reuters

Em 5 de abril, a OMS foi informada de dez casos de hepatite aguda severa de origem desconhecida em crianças de menos de 10 anos no centro da Escócia.

Em 8 de abril, já haviam sido identificados 74 casos no Reino Unido, chegando a pelo menos 114 ocorrências até 25 de abril.

Em seguida, foram revelados casos na Espanha, na Dinamarca, na Irlanda, na Holanda, na Itália, na França, na Noruega, na Romênia e na Bélgica, conforme dados da OMS.

Fora da Europa, Israel e Estados Unidos se somaram à lista.

As crianças afetadas têm de 1 mês a 16 anos. A maioria delas é menor de 10 anos. Nenhuma tinha outra doença.

A origem dessa hepatite ainda é desconhecida.

Mortes na Indonésia

Três crianças indonésias também morreram, devido a uma doença hepática de origem desconhecida, conforme anúncio feito nesta terça (3) pelo Ministério da Saúde da Indonésia.

Com 2, 8 e 11 anos, os menores morreram em abril em hospitais de Jacarta, após apresentarem sintomas como febre, icterícia, convulsões e perda de consciência, disse à AFP a porta-voz da pasta, Siti Nadia Tarmizi.

"Suspeitamos que sejam casos de hepatite aguda, mas precisamos confirmar que não se trata dos vírus conhecidos da hepatite A, B, C, D e Rb", acrescentou.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) confirmou ao menos um óbito, o que elevaria para quatro o número de crianças mortas pela doença de origem desconhecida.

A hepatite costuma provocar icterícia, diarreia, vômitos e dores abdominais. Alguns casos demandaram transplante de fígado.

Os vírus comuns da hepatite não foram registrados em nenhum dos casos citados, segundo o Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Enfermidades (ECDC) e a OMS.

Uma análise desses misteriosos casos de hepatite nos Estados Unidos levou as autoridades sanitárias americanas a pensarem que sua origem poderia ser um patógeno comum chamado adenovírus 41. Até o momento, porém, é uma hipótese.

Normalmente banais, os adenovírus provocam problemas respiratórios, conjuntivite, ou problemas digestivos. Mais frequentes no inverno, são transmitidos facilmente em creches infantis e escolas. A maioria dos seres humanos é infectada antes dos cinco anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.