Descrição de chapéu Coronavírus

Comitê nos EUA recomenda vacinas contra Covid para crianças maiores de 6 meses

Comitê consultivo da FDA foi unânime ao apontar que os benefícios de vacinar faixas etárias mais novas superam os riscos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

Um comitê consultivo de especialistas da FDA (agência reguladora de drogas e alimentos dos Estados Unidos) se pronunciou nesta quarta-feira (15) favoravelmente à administração de vacinas contra a Covid dos laboratórios Pfizer e Moderna em crianças de seis meses até quatro anos, um primeiro passo crucial para a sua autorização.

Durante debates transmitidos ao vivo pela internet, os membros deste painel de consulta revisaram os dados dos testes clínicos disponíveis realizados pela Pfizer em crianças de seis meses a 4 anos e pela Moderna em menores de seis meses a 5 anos.

Criança recebe vacina da Pfizer contra a Covid, em Los Angeles, na Califórnia
Criança recebe vacina da Pfizer contra a Covid, em Los Angeles, na Califórnia - 5.nov.2021 - Frederic J. Brown/AFP

Como em muitos países, esta é a última faixa etária que ainda não tem acesso a essa proteção.

Em duas votações, os 21 especialistas consideraram por unanimidade que os benefícios de vacinar esta faixa etária superam os riscos.

Com base nesses pareceres favoráveis, a FDA, cujas decisões são referência a nível internacional, poderia conceder sua autorização.

Depois, cerca de 10 milhões de doses seriam enviadas imediatamente para as diferentes regiões do país, que seriam seguidas por mais milhões nas próximas semanas, informou o governo dos EUA.

A vacinação pode começar na semana de 20 de junho, assim que os CDCs (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) derem o aval. Os especialistas dos CDC se reunirão na sexta-feira e no sábado.

Doses adaptadas

A dose foi adaptada: um quarto da dos adultos para Moderna (25 microgramas em vez de 100) e um décimo para Pfizer (3 microgramas, contra 30).

A principal diferença entre os dois produtos é o número de injeções necessárias para a proteção ideal: a vacina da Moderna continuará sendo administrada em duas doses, com um mês de intervalo.

A Pfizer em três, devido à baixa dose escolhida para reduzir efeitos colaterais em bebês, como febre. Um representante da empresa esclareceu, porém, que serão feitos estudos sobre uma terceira dose de reforço.

No caso da Pfizer, a imunização será realizada em três aplicações: as duas primeiras com três semanas de intervalo e a terceira oito semanas após a segunda.

Vários especialistas enfatizaram que as crianças não ficariam bem protegidas com duas doses de Pfizer e teriam que esperar a terceira —ou seja, meses— antes disso.

As vacinas são seguras e eficazes, de acordo com a FDA, que publicou sua própria análise dos ensaios clínicos na semana passada para fornecer uma base para as discussões dos especialistas.

De acordo com uma estimativa preliminar, a vacina Pfizer-BioNTech tem 80% de eficácia contra as formas sintomáticas da doença. Mas esse número é baseado em um pequeno número de casos positivos, disse a FDA.

A da Moderna demonstrou ser 51% eficaz em bebês de seis meses a menos de 2 anos e 37% eficaz em crianças de dois a cinco anos.

Os números são consistentes com a eficácia observada em adultos contra a variante ômicron, segundo a agência americana. No entanto, a vacina continua protegendo bem contra casos graves de Covid.

Impaciência e ceticismo

Em relação aos efeitos colaterais, um quarto das crianças que recebeu a dose de Moderna apresentou febre, principalmente após a segunda dose. A febre passava depois de um dia.

No caso da Pfizer, a febre observada foi semelhante entre os vacinados e os que receberam placebo.

Alguns pais estão ansiosos pela possibilidade de vacinar seus filhos pequenos, mas outros ainda estão céticos.

De acordo com uma pesquisa da fundação Kaiser Family, desde o início de maio, apenas um em cada cinco pais de uma criança menor de cinco anos (18%) disse que vacinará o mais rápido possível; 38% vão esperar para fazê-lo e os demais se opõem, a menos que seja obrigatório.

Embora os mais jovens sejam menos vulneráveis à Covid e o risco para eles seja baixo, cerca de 480 crianças menores de 4 anos morreram nos Estados Unidos da doença.

As taxas de hospitalização também aumentaram acentuadamente para essa faixa etária durante a onda de contaminação da variante ômicron. No total, houve 45 mil crianças menores de cinco anos hospitalizadas nos Estados Unidos desde o início da pandemia, das quais um quarto esteve em terapia intensiva.

As crianças, além disso, podem pegar e transmitir a doença. Tal como os adultos, os pequenos podem sofrer de sintomas a longo prazo (Covid longa). Em casos raros, também podem desenvolver quadros graves de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.