Descrição de chapéu Coronavírus

Quarta dose contra Covid começa a ser aplicada em público com mais de 40 anos em SP

A partir de segunda (27), pessoas acima dessa idade poderão receber o reforço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde paulista anunciou que começa na próxima segunda-feira (27) a aplicação da quarta dose –ou segundo reforço– da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos nos municípios paulistas.

Segundo a pasta, no estado de São Paulo 5 milhões de pessoas deste novo grupo estão aptas a receber o imunizante. Mas é preciso ter sido vacinado com a terceira dose há, ao menos, quatro meses.

Unidade de saúde na zona sul de São Paulo aplica a quarta dose da vacina contra a Covid-19; reforço chega a quem tem a partir de 40 anos - Rivaldo Gomes - 22.jun.22/Folhapress

A ampliação do reforço para quem tem acima de 40 anos foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (20). Alguns municípios, que tinham estoques de vacina, começaram logo em seguida a imunizar o novo público-alvo, como as cidades do ABC.

Na capital paulista, a Secretaria Municipal da Saúde começou a aplicar a quarta dose a quem tem a partir de 45 anos na última quarta-feira (22).

No fim da tarde desta sexta, a pasta municipal disse que na próxima segunda-feira também irá ampliar a vacinação para quem tem a partir de 40 anos.

Ao todo, 1.020.863 moradores da cidade de São Paulo, com idade entre 40 e 49 anos, estão elegíveis para tomar a quarta dose, sendo cerca de 500 mil têm entre 45 e 49 anos.

Segundo o governo estadual, a ampliação do público ocorre depois de o Ministério da Saúde enviar 1,6 milhão de doses de imunizantes, que serão distribuídas aos municípios no início da próxima semana

A secretaria estadual diz que solicitou ainda outras 2,5 milhões de vacinas e aguarda a entrega. "Assim que estes outros os imunizantes forem entregues, as doses serão imediatamente repassadas aos municípios para a continuidade da campanha."

A quarta dose para quem tem 50 anos ou mais no estado começou no último dia 6 de junho. Profissionais da saúde a partir de 18 anos também podem receber a segunda dose de reforço

Segundo o governo federal, podem ser usadas vacinas Pfizer, Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Já a terceira dose de reforço (equivalente à quinta dose) está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão com 50 anos ou mais. São pacientes em tratamento contra o câncer, transplantados, pacientes que fazem hemodiálise e soropositivos para HIV, por exemplo.

Gripe

Desde a última quarta-feira, qualquer pessoa acima de seis meses pode ser vacinada contra a gripe no estado de São Paulo.

A Secretaria de Estado da Saúde vai usar doses remanescentes para a ampliação do público, já que o Ministério da Saúde encerra a campanha nacional dos grupos prioritários nesta sexta (24). Assim, os estados ficam liberados para usar os estoques remanescentes como desejarem.

Segundo a pasta estadual, a campanha atingiu 45,1% do público-alvo, com 7,9 milhões de doses aplicadas.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, diz a secretaria, a imunização chegou 61,7%. Já entre as crianças, esse índice atingiu apenas 42%. A cobertura vacinal entre as gestantes é a menor entre os que poderiam ter tomado a vacina contra a gripe, com apenas 31,5%.

O público indígena foi o único que atingiu 100% de cobertura.

Erramos: o texto foi alterado

A aplicação da quarta dose de vacina contra Covid no estado de São Paulo para pessoas com mais de 40 anos começa na próxima segunda-feira, não na quarta-feira.

 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.