Estado de SP libera vacina da gripe para todas as idades acima de 6 meses

Menos da metade do público-alvo da campanha tomou o imunizante até agora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo do estado de São Paulo decidiu ampliar a partir desta quarta-feira (22) a vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Desde o início da campanha de vacinação, em março, menos de metade do público-alvo recebeu a imunização.

A Secretaria Estadual da Saúde vai usar doses remanescentes para a ampliação do público, já que o Ministério da Saúde encerra a campanha nacional dos grupos prioritários nesta sexta-feira (24). Assim, os estados ficam liberados para usar os estoques remanescentes como desejarem.

Vacina é preparada em escola municipal da zona sul de São Paulo; imunização contra a gripe é ampliada - Rivaldo Gomes - 15.mai.21/Folhapress

Segundo a pasta estadual, a campanha atingiu 45,1% do público-alvo, com 7,9 milhões de doses aplicadas.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, diz a secretaria, a imunização chegou 61,7%. Já entre as crianças, esse índice atingiu apenas 42%. A cobertura vacinal entre as gestantes é a menor entre os que poderiam ter tomado a vacina contra a gripe, com apenas 31,5%.

O público indígena foi o único que atingiu 100% de cobertura.

A vacina aplicada é a trivalente, 100% produzida pelo Instituto Butantan, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

No inverno, reforça a secretaria estadual, a circulação do vírus torna-se maior e, com isso, cresce a probabilidade das pessoas desenvolverem complicações da doença, como pneumonia, internação e óbito. Neste ano, foram hospitalizadas 1.646 pessoas devido à Influenza.

Para quem foi diagnosticado com Covid-19, a recomendação é que a vacina contra a gripe seja aplicada logo após o término do período do isolamento.

No caso de crianças entre 5 a 11 anos, é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas contra a gripe e contra o coronavírus.

Em dezembro do ano passado, por causa de uma epidemia de gripe provocada pela variante Darwin do vírus influenza H3N2, o Butantan enviou 1 milhão de doses de vacinas contra cepa anterior da gripe para as unidades de saúde da cidade de São Paulo.

A prefeitura aguarda a chegada de vacinas para aplicar o novo reforço para pessoas com 40 anos ou mais, o que deve acontecer a partir da próxima semana.

Desde esta quarta, pessoas com 18 anos de idade ou mais que começaram o esquema vacinal contra Covid com imunzante Janssen poderão tomar a segunda dose de reforço (terceira aplicação) desde que tenham recebido o primeiro reforço (segunda injeção) há pelo menos quatro meses.

Para a população acima de 40 anos, que iniciou o esquema vacinal com a Janssen, também estará disponível a terceira dose de reforço (quarta aplicação), desde que o intervalo em relação à dose anterior seja de pelo menos quatro meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.