Moderna anuncia bons resultados de sua vacina contra ômicron

Bivalente, imunizante atua contra a variante e também contra o vírus original da Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O laboratório americano Moderna anunciou nesta quarta-feira (8) bons resultados preliminares da versão modificada de sua vacina específica contra a variante ômicron do coronavírus.

Uma dose de reforço de 50 microgramas apresentou uma "resposta de anticorpos superior (...) contra a variante ômicron um mês depois da inoculação, em comparação com a vacina original", afirma a Moderna, em comunicado.

Foto de arquivo mostra vacina contra a Covid da Moderna - Frederic J. Brown - 15.dez.2021/AFP

Denominada mRNA-1273.214, esta nova fórmula é uma vacina bivalente, pois atua tanto contra o vírus original como contra a variante ômicron.

Com a dose, os anticorpos contra a variante ômicron se multiplicaram por oito, segundo a empresa. De acordo com o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, a vacina fornecerá "uma proteção prolongada contra as variantes de preocupação" do coronavírus.

"Estamos enviando nossos dados e análises preliminares às agências reguladoras, com a expectativa de que nosso reforço bivalente (...) esteja disponível até o fim do verão [do hemisfério norte, fim do inverno no Brasil]."

Atualmente, todas as vacinas utilizadas têm como base a cepa original do vírus e demonstraram menos efetividade contra as variantes que surgiram nos últimos meses.

A FDA, agência americana que regulamenta os medicamentos, pretende convocar no fim de junho um comitê para avaliar se a cepa do vírus utilizada para desenvolver as vacinas atuais "deve mudar e, se for o caso, que cepa (s) deve (m) ser selecionada (s) para o outono de 2022".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.