Descrição de chapéu Coronavírus

Rio anuncia 4ª dose para maiores de 40 anos contra a Covid a partir de terça (21)

Profissionais de saúde acima de 30 já podem receber a vacina de reforço na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio anunciou que, a partir de terça-feira (21), a população acima de 40 anos ou mais da cidade poderá tomar a quarta dose da vacina contra o coronavírus nas unidades de saúde.

A decisão acompanha iniciativas de outros governos, como o do Distrito Federal, que reduziram a faixa etária indicada para a imunização em relação à campanha do Ministério da Saúde, que liberou a aplicação da quarta dose em maiores de 50 anos e em profissionais da saúde de qualquer idade.

Como a Folha revelou, a pasta federal deve anunciar na próxima semana a ampliação da medida para pessoas a partir de 40 anos de idade no país.

Vacinação contra a Covid em Copacabana, zona sul do Rio, em dezembro passado - Zo Guimaraes - 31.dez.2021/Folhapress

No início de junho, o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, informaram que havia 1 milhão de vacinas disponíveis nos hospitais, em clínicas de atendimento à família e em postos de saúde.

Para tomar a quarta dose, também chamada de segundo reforço, é necessário um intervalo de pelo menos quatro meses de aplicação em relação à dose anterior.

Médicos, enfermeiros, auxiliares e funcionários de unidades de saúde com 30 anos ou mais também já estão autorizados desde terça (14) a tomar a quarta dose.

Pelo menos 85% da população acima de 12 anos já se vacinou com as duas doses, além da aplicação de reforço.

De acordo com orientações da Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas contra Covid e contra o vírus da gripe podem ser tomadas no mesmo dia.


Onde mais a 4ª dose foi antecipada


Distrito Federal 
O Distrito Federal iniciou a aplicação da quarta dose em maiores de 40 anos neste feriado de Corpus Christi (16). Segundo a Codeplan (Companhia de Planejamento), há cerca de 1,1 milhão de pessoas com mais de 40 anos no DF —sendo 460 mil entre 40 e 50 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde, para receber a quarta dose a pessoa deve levar documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina com o registro da terceira. Além disso, é obrigatório o uso de máscara.

Teresina 
A capital do Piauí também já liberou a quarta dose da vacina contra Covid desde 12 de maio. Conforme a FMS (Fundação Municipal de Saúde), para receber a aplicação é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação. Informações sobre postos de vacinação podem ser acessadas no site da FMS.

Belém 
A capital do Pará é outra cidade que já vacina com a quarta dose os maiores de 40 anos. A medida vale desde 4 de junho após a Sesma (Secretaria Municipal de Saúde) avaliar o estoque de vacinas da cidade.
Para a vacinação, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os detalhes sobre os locais de vacinação podem ser acessados no site dedicado a campanhas de imunização da cidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.