Descrição de chapéu Coronavírus

Vacinas de RNA mensageiro para Covid não suspendem menstruação, diz órgão da UE

A avaliação foi feita após mulheres relatarem distúrbios no ciclo menstrual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Natalie Grover
Londres | Reuters

Os dados disponíveis sugerem que as vacinas de RNA mensageiro para Covid-19 não causam ausência de menstruação, segundo concluiu o órgão regulador de saúde da União Europeia na última sexta-feira (10).

A avaliação foi motivada por relatos de distúrbios menstruais em mulheres que receberam uma ou duas injeções das vacinas Moderna ou Pfizer-BioNTech.

Aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para quem tem a partir de 50 anos e profissionais de saúde na UBS Humaitá, na Bela Vista, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Os distúrbios menstruais podem ocorrer devido a uma série de razões, incluindo condições médicas subjacentes, bem como estresse e cansaço. As autoridades de saúde destacaram que também foram relatados casos após a infecção por Covid-19.

A ausência de menstruação é definida como ausência de sangramento por um período de 90 dias ou mais.

Enquanto isso, o Prac (Comitê de Avaliação de Riscos e Farmacovigilância) da Agência Europeia de Medicamentos ainda está investigando casos de sangramento menstrual intenso com as duas vacinas.

Relatos de menstruação intensa —sangramento caracterizado por aumento de volume e/ou duração que interfere na qualidade de vida— foram destacados como uma potencial preocupação após um estudo na Noruega sugerir um aumento nos casos do fenômeno após a inoculação.

Na sexta, o Prac disse que revisou todos os dados disponíveis sobre o possível risco, mas solicitou aos fabricantes das vacinas que forneçam uma avaliação cumulativa atualizada dos casos.

Em janeiro, um estudo publicado no periódico Obstetrics & Gynecology relatou mudanças nos ciclos menstruais de mulheres depois de terem se vacinado contra o coronavírus.

Segundo os autores do estudo, as mulheres inoculadas tiveram ciclos menstruais um pouco mais longos depois de receberem a vacina, comparadas com mulheres não vacinadas.

A menstruação atrasou em média um dia para chegar, mas não durou mais que o normal. E o efeito foi passageiro; a duração dos ciclos voltou ao normal após um ou dois meses. Por exemplo, uma mulher com ciclo menstrual de 28 dias que começa com sete dias de sangramento ainda começava o ciclo com sete dias de sangramento, mas o ciclo todo durava 29 dias. O ciclo menstrual termina quando começa a menstruação seguinte. Um dois ou meses após a vacinação, o ciclo voltava aos 28 dias habituais.

O atraso foi mais pronunciado em mulheres que receberam as duas doses da vacina no mesmo ciclo menstrual: no caso delas, a menstruação começou dois dias após o prazo normal, segundo os cientistas.

Um dos responsáveis pelo estudo, Hugh Taylor, diretor do departamento de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas da Escola Yale de Medicina, destacou que as modificações constatadas não foram significativas e que parecem ser transitórias.

Uma desvantagem séria do estudo, que enfocou mulheres residentes nos Estados Unidos, é que a amostra não foi nacionalmente representativa e não pôde ser generalizada para a população como um todo.

Os dados foram fornecidos por uma companhia chamada Natural Cycles que produz um aplicativo que acompanha a fertilidade.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.