Cidade de SP libera 4ª dose para pessoas de 35 anos ou mais nesta terça (12)

Além da idade, é preciso ter tomado a terceira vacina contra a Covid há pelos menos quatro meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo começa nesta terça (12) a aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária de 35 a 39 anos. Segundo a gestão municipal, é estimada a aplicação de aproximadamente 1 milhão de doses para essa população.

A capital havia entrado com um pedido ao Ministério da Saúde para incluir essa faixa etária no calendário do segundo reforço vacinal na última terça (5). Pelo cronograma nacional, essa etapa de vacinação está liberada para pessoas com 40 anos ou mais, mas estados e municípios podem alterar a programação de acordo com a disponibilidade de vacinas.

Para receber a quarta dose, além da idade, é necessário que a pessoa tenha tomado o primeiro reforço da vacina —ou terceira dose— há pelo menos quatro meses.

Vacinação da 4ª dose contra a Covid-19 na UBS Humaitá, na Bela Vista, em São Paulo. - Danilo Verpa - 6.jun.2022/Folhapress

No dia 27 de junho, a cidade disponibilizou o reforço para maiores de 40 anos. Antes disso, em 22 de junho, quarta dose foi liberada para os maiores de 45 anos.

Profissionais de saúde com mais de 18 anos e adolescentes e adultos imunossuprimidos também podem ter o reforço da vacina na cidade.

Segundo a prefeitura, já foram aplicadas mais de 33,5 milhões de doses de vacina contra a Covid na capital paulista. Em relação à quarta dose, a gestão Ricardo Nunes (MDB) afirma que a cobertura se encontra em cerca de 58% do público elegível para o reforço.

A vacinação continua sendo feita em postos de saúde. No site da prefeitura, é possível acessar a lista completa de locais, além de ter informações sobre as filas da vacinação.

Outros locais já disponibilizam o reforço vacinal para cidadãos com mais de 35 anos. Um exemplo é o Distrito Federal, que desde 1º de julho aplica a quarta dose nessa faixa etária. Outro caso é Manaus, que já liberou o segundo reforço vacinal para todos os adultos.

O Governo Federal indica que a quarta dose deve ser feita com as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.