DF tem primeiro caso confirmado de varíola dos macacos

Segundo Ministério da Saúde, são 76 casos registrados no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que há 76 casos de varíola dos macacos confirmados no Brasil, sendo um no Distrito Federal.

O paciente é um homem, com idade entre 30 e 39 anos, que viajou para a Alemanha recentemente. Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal, Fabiano dos Anjos Pereira Martins, ele apresentou sintomas como faringite, calafrios, febre, dor muscular, fraqueza, adenofagia e adenopatia.

Também foram observadas feridas em diferentes estágios (pápulas, vesículas e crostas) nas palmas das mãos, em algumas partes do corpo e na cavidade oral.

Tubos para teste de varíola dos macacos - Dado Ruvic/Reuters

O homem diagnosticado com varíola dos macacos está em isolamento domiciliar. "O isolamento para esses casos é [recomendado] até o momento em que essas lesões sequem, virem crostas e caiam. Enquanto ele estiver com essa lesão, mesmo que em formato de crosta, é ainda possível que haja a transmissão", disse o diretor.

Além do paciente, os familiares que tiveram contato com ele também estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. "Todas as orientações relacionadas aos objetos de uso, de serem separados, foram levadas para a família para se proceder, então, esse isolamento, inclusive dos contatos", afirmou.

Um outro caso suspeito referente a um adolescente de 15 a 20 anos, sem histórico de viagem ao exterior, está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que aguarda o resultado dos exames laboratoriais. A amostra foi enviada para análise no Rio de Janeiro.

Já o caso suspeito de varíola dos macacos em um homem na faixa etária de 20 a 29 anos foi descartado neste sábado (2).

Segundo o Ministério da Saúde, também foram confirmados um caso de varíola dos macacos no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

Em nota, a pasta diz que "por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes."

O primeiro caso no Brasil foi registrado em 8 de junho, em São Paulo, em um homem de 41 anos que viajou para Espanha e Portugal.

A transmissão da varíola dos macacos acontece por meio de contato próximo. A infecção pode ser por vias respiratórias, mas é preciso contato face a face perto por tempo prolongado.

Outra forma de infecção é por meio das feridas, parecidas com bolhas, que a varíola dos macacos causa na pele. Febre e dores no corpo são outros sintomas da doença. Diminuir a transmissão envolve principalmente isolamento dos casos suspeitos e confirmados.

"O isolamento é o mais importante para evitar uma cadeia de transmissão. O risco que a gente corre de ter uma caracterização de uma transmissão comunitária da monkeypox [varíola dos macacos] é justamente se a gente perder o controle e a nossa capacidade de isolar esses casos importados", disse Martins.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu na sexta-feira (1º) uma ação urgente na Europa para conter a propagação da varíola dos macacos, foram confirmadas mais de 4.500 infecções em 31 países no continente europeu. A entidade, contudo, ainda não conceituou a varíola dos macacos como emergência sanitária global. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.