Descrição de chapéu Coronavírus Rio de Janeiro

Rio anuncia início de vacinação contra Covid para crianças de 3 e 4 anos

Uso da Coronavac para esse público foi liberado nesta quarta (13) pela Anvisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nas redes sociais o início da vacinação contra a Covid para crianças de 3 e 4 anos com a Coronavac.

A vacina foi liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a faixa entre 3 a 5 anos na quarta-feira (13).

Como crianças de 5 anos já podiam tomar o imunizante da Pfizer, a vacinação desse grupo já estava liberada. Agora, as crianças dessa idade também poderão receber a Coronavac.

Para a faixa de 3 a 4 anos, a Coronavac deve ser administrado em duas doses, com 28 dias de intervalo, assim como já ocorre com os outros grupos.

Frasco da Coronavac na  UBS Jardim Japão, na Vila Maria Alta (zona norte de São Paulo)
Frasco da Coronavac na UBS Jardim Japão, na Vila Maria Alta (zona norte de São Paulo) - Karime Xavier - 23.jun.2022/Folhapress

De acordo com a prefeitura do Rio, entre os dias 15 e 19 de julho será a vez dos pequenos com 4 anos; de 20 a 22, o esquema será voltado para quem tem 3 anos. Depois dessa data, qualquer pessoa a partir dos 3 anos pode tomar.

No Rio, o público estimado de crianças da nova faixa é de 190 mil. A Secretaria Municipal de Saúde tem em estoque 100 mil doses da Coronavac. O órgão já enviou ofício ao Ministério da Saúde com pedido de novo aporte da vacina.

O Rio foi o primeiro município a anunciar o início do esquema vacinal. Em São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde seguirá o calendário do Programa Estadual de Imunizações.

Na capital paulista, cerca de 313.826 crianças entre três e quatro anos de idade estão elegíveis — 155.608 têm três anos e 158.218 estão com quatro.

Com relação à quantidade de vacinas para esse grupo, a prefeitura de São Paulo está em tratativa com o governo estadual.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que vai avaliar, junto à Câmara Técnica Assessora em Imunizações, o uso do imunizante nessa faixa etária. A pasta afirmou que todo estoque da vacina Coronavac foi distribuído aos estados e Distrito Federal.

O Ministério da Saúde disse ainda que as orientações técnicas são comunicadas imediatamente aos estados e municípios desde o início da campanha e reforça a orientação para que todos sigam as medidas pactuadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.