Descrição de chapéu Coronavírus

Covid matou 1 milhão de pessoas no mundo neste ano, segundo OMS

Entidade pediu aos governos que acelerem a vacinação de suas populações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Genebra (Suíça) | AFP

A pandemia de Covid-19 causou um milhão de mortes em todo o mundo desde janeiro, declarou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (25). A entidade pediu aos governos que acelerem a vacinação de suas populações.

"Passamos o trágico marco de um milhão de mortes por Covid-19 desde o início do ano", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.

O chefe da agência de saúde da ONU pediu aos governos de todos os países que redobrem seus esforços para vacinar todos os profissionais da saúde, idosos e outros grupos especialmente expostos ou vulneráveis, para alcançar uma cobertura vacinal de 70% para toda a população.

Paciente internado com Covid em hospital em Barcelona, em janeiro deste ano - Josep Lago/AFP

Em janeiro deste ano, a OMS, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e seus parceiros criaram a Aliança para a Entrega da Vacina contra a Covid-19, com o objetivo de facilitar a distribuição de doses em 34 países onde a cobertura vacinal é inferior a 10%, dos quais todos, exceto seis, estão na África.

O chefe da OMS alertou que um terço da população mundial ainda não está vacinado, incluindo dois terços dos profissionais de saúde e três quartos dos idosos em países de baixa renda.

De acordo com as últimas estatísticas da agência, a pandemia de Covid é responsável por 6,45 milhões de mortes em todo o mundo desde que os primeiros casos surgiram no final de 2019 na China.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.