Descrição de chapéu câncer

Prêmio Icesp anuncia vencedores nesta sexta (5)

Láurea busca incentivar pesquisa oncológica no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os vencedores da 13ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira serão anunciados nesta sexta-feira (5). A premiação poderá ser vista, a partir das 18h, no site da Folha.

A láurea é uma iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) em parceria com o Grupo Folha e leva o nome do então publisher da Folha, morto em 2007. O evento de premiação ocorre anualmente na data de nascimento do patrono Octavio Frias de Oliveira, "seu" Frias, como ele gostava de ser chamado.

O objetivo da láurea é incentivar e premiar a produção de conhecimento nacional na prevenção e no combate ao câncer.

Placa com a palavra "Icesp"
Hall de entrada do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em São Paulo - 3.mai.2018 - Eduardo Knapp/Folhapress

"A premiação reconhece a excelência da ciência brasileira. Ela traz um forte incentivo ao jovem cientista, que tem a oportunidade de apresentar sua linha de pesquisa e ganhar reconhecimento na comunidade científica", diz Paulo Hoff, presidente do conselho diretor do Icesp. "Para o Icesp é uma honra premiarmos profissionais que estão constantemente focados na cura do câncer."

"Não há avanço fora da ciência", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha. "O prêmio do Icesp é um reconhecimento deste fato e uma constatação da excelência da pesquisa brasileira. A Folha tem muito orgulho de fazer parte desta iniciativa que honra a memória do publisher Octavio Frias de Oliveira."

O evento, neste ano, volta a ocorrer presencialmente e será no auditório do Icesp, para convidados, com posterior transmissão pela Folha. Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia presencial não aconteceu e a premiação foi feita em eventos online.

A cerimônia deste ano contará com a presença de Dávila, pela Folha, de Hoff, que presidiu a comissão da 13ª edição do prêmio, do superintendente do HC (Hospital das Clínicas), Antonio José Pereira, do diretor da Faculdade de Medicina da USP, Tarcísio Eloy de Barros, do presidente-diretor da Fundação Faculdade de Medicina, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior, e do presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Evaldo Ferreira Vilela.

O evento deste ano será conduzido pela repórter da Folha especializada em saúde Cláudia Collucci. Ela também mediará uma roda de conversa, que ocorrerá na cerimônia, entre os ganhadores do prêmio.

Anualmente, o Icesp e a Folha premiam cientistas nacionais da área oncológica que se destacaram nas categorias Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. Além disso, há a tradicional premiação de Personalidade de Destaque em Oncologia, na qual já foram premiados personagens ilustres como o médico Drauzio Varella (2019), colunista da Folha, e Ana Amélia Lemos (2017), relatora e autora de diversas leis que tratam do tema câncer no SUS e em planos de saúde.

As inscrições para a 13ª edição se encerraram em maio deste ano.

Após as inscrições, os nomes laureados são escolhidos por uma comissão composta de representantes do Icesp, da Faculdade de Medicina da USP, do Hospital das Clínicas da USP, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), da Academia Nacional de Medicina, da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do CNPq, da Fosp (Fundação Oncocentro de São Paulo) e da Folha.

O cientista premiado em cada categoria recebe um certificado e R$ 20 mil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.