Descrição de chapéu câncer

Doenças como diabetes e câncer causam 74% das mortes, diz OMS

Segundo OMS, a cada 2 segundos alguém com menos de 70 anos perde a vida em razão de uma doença crônica não transmissível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nina Larson
Genebra (Suíça) | AFP

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como cardíacas, câncer e diabetes, são responsáveis por 74% das mortes em todo o mundo, afirmou a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quarta (21). Segundo ela, ações decisivas contra fatores de risco podem salvar milhões de vidas.

O relatório Números Invisíveis, da entidade, apontou que as DCNTs, muitas vezes evitáveis e causadas por estilos de vida pouco saudáveis, matam 41 milhões de pessoas a cada ano, incluindo 17 milhões com menos de 70 anos.

Câncer, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias superam as doenças infecciosas como as principais causas de morte no mundo, de acordo com o documento.

Paciente com diabetes aplica insulina em Maryland, nos Estados Unidos - Hannah Beier - 15.jul.21/Reuters

"A cada dois segundos alguém com menos de 70 anos morre de uma DCNT", afirmou Bente Mikkelsen, chefe da divisão da OMS que vigia essas doenças.

"No entanto, uma quantidade mínima de financiamento local e internacional destina-se às DCNTs. Isso é realmente uma tragédia", acrescentou.

As DCNTs não são somente as maiores causas das mortes, mas também impactam como as pessoas evitam as doenças infecciosas, como comprovado pela pandemia de Covid-19.

As pessoas que vivem com DCNTs, como obesidade ou diabetes, enfrentam um risco maior de adoecer gravemente e morrer pelo vírus, segundo o relatório.

Países pobres mais afetados

"Os dados traçam um retrato claro. O problema é que o mundo não está olhando para eles", alerta o relatório.

Ao contrário da crença popular, esses males não são um problema particular dos países ricos.

O estudo revela que 86% das mortes prematuras por DCNTs ocorrem em países de baixa ou média renda.

Isso faz com que enfrentar o problema não seja apenas uma questão de saúde, mas de "equidade", disse Mikkelsen, observando que muitas pessoas em países pobres não têm acesso à prevenção, tratamento e cuidados de que precisam.

Um novo portal de dados de DCNTs lançado nesta quarta-feira (21) pela OMS revela a maior prevalência de mortes por doenças cardiovasculares em países como Afeganistão e Mongólia.

Segundo a OMS, muitos fatores de risco das DCNTs estão fora do controle das pessoas.

"Com muita frequência, o ambiente em que vivemos restringe nossas decisões e torna difícil, se não impossível, tomar decisões saudáveis", afirma o relatório.

A OMS insiste que é um problema com solução, já que os principais fatores de risco das DCNTs são conhecidos, assim como a forma de abordá-los.

O consumo de tabaco, uma dieta pouco saudável, o uso nocivo de álcool, o sedentarismo e a poluição do ar são considerados as principais causas das DCNTs.

O tabaco sozinho causa mais de oito milhões de mortes por ano e uma quantidade semelhante se deve a dietas pouco saudáveis, seja por comer muito pouco, comer demais ou consumir alimentos de má qualidade, acrescenta o relatório.

O consumo nocivo de álcool mata cerca de 1,7 milhão de pessoas anualmente, enquanto o sedentarismo é responsável por quase 830 mil mortes.

Segundo a OMS, um investimento relativamente pequeno, de US$ 18 bilhões anuais, faria uma diferença enorme na prevenção e tratamento das DCNTs.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.