Descrição de chapéu Coronavírus

Vacinação de bebês contra Covid começa nesta quinta (17) em São Paulo; veja regras

Nesta fase, podem ser imunizadas as crianças indígenas ou com comorbidades; esquema da Pfizer Baby tem três doses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de São Paulo iniciam nesta quinta-feira (17) a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias que tenham comorbidades ou sejam indígenas. Demais crianças nessa faixa etária podem ser inscritas na xepa.

As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis no ato da vacinação e é preciso apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinas.

No caso das crianças com comorbidades —imunossuprimidas ou com deficiência permanente—, é necessário mostrar ainda comprovantes da condição de risco, ou seja, receitas, relatórios físicos ou digitais ou outros documentos que atestem as condições previstas. Os documentos devem conter a identificação da criança e o carimbo do médico com número do registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) e precisam estar dentro da validade de dois anos de emissão.

Menino de 4 anos toma dose de vacina contra a Covid-19 - Tânia Rego - 15.jul.2022/Agência Brasil

Serão consideradas como imunossuprimidas as crianças com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas; em uso de drogas imunossupressoras; vivendo com HIV/Aids; ou fazendo uso de doses iguais ou superiores a 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por mais de 14 dias.

Também integram esse grupo crianças fazendo uso de Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina; Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe, Tofacitinibe, Baracitinibe ou Upadacitinibe; com doenças intestinais inflamatórias; em hemodiálise; e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Três doses

De acordo com o Ministério da Saúde, a Pfizer Baby, vacina aprovada para esse público, pode ser aplicada simultaneamente com os demais imunizantes do calendário nacional de vacinação e seu esquema vacinal é de três doses. A segunda aplicação deve ocorrer após quatro semanas (28 dias) da primeira dose, e a terceira deve ser administrada oito semanas (56 dias) depois da segunda dose.

O atendimento nas UBSs ocorre de segunda a sexta, das 7h às 19h. Nas UBSs integradas, também há vacinação aos sábados, das 7h às 19h. A lista completa das unidades de saúde pode ser consultada em http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.