Descrição de chapéu câncer

Governo de SP anuncia novos leitos e salas cirúrgicas para câncer

Promessa da gestão Tarcísio é de que ampliação agilize fila de espera que hoje é estimada em 1.536 pacientes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça (24) a abertura de novos leitos e salas cirúrgicas para o tratamento de câncer no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). "Temos que apostar na abertura de leitos", afirmou o governador.

No total, são 45 novas vagas, sendo 15 de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Além desses, são mais três novas salas cirúrgicas para o centro.

Atualmente, a fila de espera para atendimento oncológico é de 1.536 pacientes, segundo o Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde). No entanto, pode ocorrer diferenças no número de pessoas em espera, porque não há uma contabilização que centraliza o total de pacientes que aguardam atendimentos oncológicos em todos os centros de saúde públicos do estado.

Salas com leitos hospitalares
Novos leitos no Icesp para atendimento de pacientes com câncer foram anunciados nesta terça (24) pelo governo de São paulo - Samuel Fernandes - 24.jan.2023/Folhapress

O governador declarou que é preciso melhorar a gestão das filas de cirurgias, não só para oncologia, mas também para outras doenças.

"Uma coisa importante é a forma de encarar a fila. Primeira coisa, quando falamos de número de pessoas na fila, temos que entender de que fila estamos falando. Por incrível que pareça, nós não temos [os números completos]. A forma de gestão da fila tem que ser regionalizada para saber exatamente qual a situação de quem está na fila, se não há contagem dupla, para que possamos fazer a gestão correta", afirmou.

Em relação ao Icesp, William Nahas, presidente do conselho diretor do instituto, afirmou que o incremento dos leitos pode causar o aumento de cerca de 20% na capacidade de atendimento do instituto. Ele estima que, em cem dias, isso poderia reduzir em 40% a fila de espera Cross.

Nahas ainda disse que espera-se que 200 novos casos de câncer possam ser atendidos no Icesp por mês a partir dos novos leitos.

A ideia é que, com as inaugurações mais recentes, o prazo para atendimento diminua já que, atualmente, não é cumprido o que a lei preconiza. Isso porque, conforme a Lei 12.732 de 2012, o atendimento dos pacientes com câncer a partir do diagnóstico deve ser feito em até 60 dias após a descoberta doença.

Não foi informado qual o tempo médio de espera dos pacientes com câncer que se encontram na fila para atendimento em São Paulo, mas o secretário da Saúde, Eleuses Paiva, afirmou que tem casos de pessoas que aguardaram até nove meses para acessar o tratamento. Segundo ele, cerca de 50% dos pacientes aguardam de sete a oito meses na fila de espera.

O anúncio reitera a ideia de melhorar a saúde no estado por meio de abertura de novos leitos. Segundo Paiva, existem 7.000 a 9.000 leitos fechados para diferenças doenças que poderiam ser reabertos em todo o estado de São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.