Descrição de chapéu Coronavírus

Por que a OMS declarou agora o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid?

Para conselheiros da entidade global, situação chegou a um novo patamar, com demanda por gestão de longo prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A reunião que culminou no anúncio do fim da emergência de saúde pública de preocupação internacional (PHEIC, em inglês), conforme divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta sexta-feira (5), foi marcada por uma análise de cenário, pela tentativa de manter o engajamento dos países e pelo estabelecimento de orientações para lidar com a Covid-19 e com futuras pandemias.

Os objetivos da 15ª reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional eram apresentar ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, avaliações sobre o perfil da pandemia e se ela continuava a constituir uma PHEIC, e revisar as recomendações temporárias.

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo fazem buscas em residências de crianças com atraso na vacina de Covid-19; taxa de vacinação global foi fundamental para decisão da OMS - Zanone Fraissat - 9.jan.2023/Folhapress

Para isso, os conselheiros do comitê solicitaram algumas informações, e a OMS forneceu o status da vacinação global e as implicações do término da emergência.

Ao todo, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra Covid-19 foram administradas, sendo que 89% dos profissionais de saúde e 82% dos adultos com mais de 60 anos concluíram o esquema primário de vacinação.

Quanto às mudanças, o diretor-geral afirmou que o consórcio Covax continuaria a fornecer doses financiadas e a apoiar a entrega de vacinas ao longo deste ano. Também disse que manteria o procedimento da lista de uso emergencial, com avaliação de novos produtos de saúde o mais rápido possível.

Após as colocações, teve início a deliberação. Os membros do comitê destacaram a tendência de queda nas mortes, hospitalizações e internações em UTI e os altos níveis de imunidade da população, e aconselharam a transição da PHEIC para uma gestão de longo prazo da pandemia.

Em sua avaliação, os especialistas consideraram os três critérios da PHEIC:

  • se a Covid-19 continua a constituir um evento extraordinário
  • se permanece como um risco de saúde pública para outros Estados através da disseminação internacional
  • se requer uma resposta internacional coordenada.

Eles reconheceram que, embora o SARS-CoV-2 continue circulando e evoluindo, isso não é mais um evento incomum ou inesperado –parecer com o qual Tedros Adhanom concordou.

O grupo também afirmou que, caso haja uma mudança na situação, o diretor-geral poderá convocar um Comitê de Emergência e sugeriu a convocação de um Comitê de Revisão focado nas recomendações para riscos de longo prazo do SARS-CoV-2.

Em resposta, Tedros Adhanom disse que convocará um Comitê de Revisão e, durante esse período de transição, os Estados-partes serão aconselhados a seguir as recomendações temporárias.

Quais as recomendações?

1. Sustentar os ganhos de capacidade e preparar-se para eventos futuros
Os Estados-partes devem estudar como melhorar sua prontidão para futuros surtos e continuar a restaurar os programas de saúde afetados negativamente pela pandemia.

2. Integrar a vacinação contra Covid-19 nos programas de vacinação
Os países devem manter os esforços para aumentar a cobertura vacinal nos grupos de alta prioridade e trabalhar ativamente a aceitação de vacinas.

3. Reunir e compartilhar dados de vigilância de patógenos respiratórios
Os Estados-partes devem manter a notificação de dados de mortalidade e morbidade, bem como informações de vigilância de variantes à OMS.

4. Preparar-se para contramedidas médicas
As nações devem fortalecer suas autoridades regulatórias para apoiar a autorização e o uso de longo prazo de vacinas e medicamentos.

5. Continuar a trabalhar com as comunidades
Propiciar programas de comunicação de risco e engajamento comunitário fortes, e de gestão de infodemias.

6. Continuar suspendendo medidas de restrição de viagens internacionais

7. Continuar a apoiar a pesquisa
Investir em estudos para melhorar as vacinas; compreender todo o espectro, incidência e impacto da condição pós-Covid-19 e a evolução do SARS-CoV-2 em populações imunocomprometidas; e desenvolver vias de cuidados.

Acabou?

Tanto o comitê quanto o diretor-geral ressaltaram ao longo do encontro que a situação continua demandando esforços e recursos, como indicam as recomendações.

Os especialistas apontaram, por exemplo, a necessidade de fortalecer os sistemas de saúde e de investimentos na preparação para ameaças emergentes.

Já Tedros Adhanom expressou preocupação com a diminuição dos relatórios de vigilância enviados à OMS e com a desigualdade no acesso à saúde, e anunciou a publicação do Plano Estratégico de Preparação e Resposta à Covid-19 2023-2025, que visa a orientar os países na transição para a gestão de longo prazo da pandemia.

O plano apresenta ações a serem consideradas em cinco áreas: vigilância colaborativa, proteção comunitária, atendimento seguro e escalável, acesso a contramedidas e coordenação de emergências.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.