Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2010 - 08h08

Mulheres com ovário policístico podem engravidar mais tarde

Publicidade

DA NEW SCIENTIST

Boas notícias para mulheres com síndrome do ovário policístico -que normalmente não é motivo de celebração. Um estudo realizado por Fahimeh Ramezani Tehrani, da Universidade Shahid Behesht no Irã, mostrou que não só elas têm a mesma probabilidade de ter filhos como qualquer outra mulher, como também têm uma chance maior de engravidar a uma idade mais avançada.

As mulheres que sofrem do problema produzem mais folículos no ovário a cada mês do que o habitual, o que interfere na atividade hormonal normal e reduz a fertilidade.

No ano passado, descobriu-se que, na realidade, mulheres com ovário policístico tinham tantos bebês quanto aquelas com ovários normais. O declínio natural dos folículos que acontece com a idade estava trabalhando a favor delas.

MENOPAUSA TARDIA

Tehrani e seus colegas ainda questionaram se elas também poderiam chegar à menopausa mais tarde.

Eles avaliaram 85 mulheres com ovário policístico e 89 que não tinham o problema em três ocasiões ao longo de seis anos, e compararam os níveis sanguíneos do hormônio usado para medir o envelhecimento do ovário.

A equipe descobriu que nível de hormônio declinou dois anos mais tarde no grupo com ovário policístico, o que sugere que elas têm uma chance maior de conceber numa idade mais avançada.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página