Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2010 - 14h35

Beber durante gravidez pode afetar fertilidade do bebê

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mulheres que bebem durante a gravidez podem prejudicar a fertilidade futura dos seus filhos, informaram pesquisadores dinamarquesas durante uma conferência da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, segunda reportagem publicada no site da "BBC News".

O estudo avaliou cerca de 350 homens e levantou que os níveis de espermatozoides eram um terço menor nos jovens cujas mães tinham bebido mais do que quatro bebidas por semana durante a gestação, em comparação às abstêmias.

De acordo com os pesquisadores, estes homens podem ter mais dificuldade de ter um filho.

Especialistas britânicos afirmam que o álcool pode não ser o problema, mas um conjunto de outros fatores.

O conselho atual é evitar o álcool durante a gravidez, mas aquelas que não o fazem são aconselhadas a não beber mais de uma ou duas doses de álcool, uma ou duas vezes por semana.

O estudo ainda analisou homens, hoje com idades entre 18 e 21, cujas mães tinham participado de um grande estudo sobre estilo de vida quando estavam grávidas deles.

Os investigadores disseram durante a conferência que eles dividem os homens em quatro grupos -aqueles cujas mães não beberam nada; bebiam de uma a uma dose e meia em uma semana, duas a quatro doses por semana, ou mais de quatro doses por semana.

Uma dose foi classificada como uma cerveja, um copo pequeno de vinho ou uma dose de destilados.

Quando eles analisaram a quantidade de espermatozoides nas amostras de sêmen dos participantes, descobriram que aqueles com a maior exposição ao álcool no útero tinham concentrações médias de 25 milhões por mililitro em comparação a 40 milhões/ml naqueles cujas mães não beberam álcool.

Após o ajuste para fatores que possam influenciar o esperma, tais como fumo e histórico médico, eles calcularam que a concentração espermática média foi 32% menor no grupo maior de álcool que o grupo de abstinência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página