Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 11h29

Hospital dá apoio psicológico gratuito a portadores de dor crônica

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Centro de Dor e Neurocirurgia do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, mantém um grupo de apoio psicológico gratuito para portadores de dor crônica.

Ao menos 28% dos brasileiros convivem com dor crônica

As reuniões são mensais. São atendidas 15 pessoas por vez. Em geral, há um rodízio de pacientes.

A ação faz parte da campanha Viva Sem Dor. É o quarto ano consecutivo que o hospital faz o trabalho.

O tema deste ano é a dor de origem musculoesquelética, o mesmo da campanha da instituição americana IASP (International Association for the Study of Pain).

"A dor crônica sempre causa dano psicológico e requer um cuidado extremo", diz a psicóloga clínica Maria Fernanda Domiciano, uma das orientadoras do projeto.

Para a coordenadora da campanha, a psicóloga Dirce Perissinotti, não é possível pensar em tratamento da dor crônica só com remédios. "É preciso uma ação conjunta."

Nas sessões, que duram uma hora, os 15 participantes discutem suas incapacidades e a importância da adesão ao tratamento.

Para a consultora de alimentos Stela Quarentei, 51, o acompanhamento fez muita diferença. Ela teve enxaqueca diariamente por 30 anos.

"Minha mãe, avós e tias sempre tiveram, então eu achava que era comum e nem procurei tratamento", conta. Quando tinha crise, tomava um analgésico.

A dor foi piorando até que chegou em um ponto que nem dois tipos de remédios juntos resolviam. "Acostumei a acordar com dor".

Ela procurou ajuda psicológica, e só assim melhorou.

"Aprendi a fazer um relaxamento e a me conhecer. Descobri que sou perfeccionista. Isso faz com que eu tenha mais enxaqueca."

Hoje, Stela tem uma crise a cada 15 dias, para ela um avanço e tanto. "Não lembrava como era não sentir dor."

Informações e inscrições: tel. (11) 3539-9901.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página