Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2010 - 11h10

Governo aumenta gastos com transplantes

Publicidade

DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde reajustou ontem os valores dos procedimentos relacionados a transplantes, ao custo anual de R$ 30 milhões. O objetivo é aumentar a captação de órgãos e tecidos.

Segundo Alberto Beltrame, secretário de atenção à saúde, só 50% das mortes encefálicas são comunicadas pelos médicos ao sistema nacional. A morte encefálica abre brecha para um dos tipos de doação de órgãos.

A realização dos exames que detectam essa condição ainda é demorada. "Pretendemos aumentar o número de notificações e mortes confirmadas", disse Beltrame, no lançamento da campanha anual de doação de órgãos.

Não é a primeira vez que o valor dos procedimento aumenta. Em 2009, o valor da diária da UTI do provável doador foi reajustado.

Outras portarias relacionadas a transplantes foram assinadas ontem, totalizando R$ 76 milhões. As medidas preveem ainda a qualificação de profissionais, a implantação de bancos de tecidos em dez Estados e 80 novos leitos para transplantes de medula óssea.

Uma dos alvos da qualificação é o profissional de saúde que lida com a autorização das famílias de potenciais doadores -24% delas dizem não à doação, segundo o secretário.

Com as medidas, o governo quer que o total de transplantes aumente entre 15% e 20%. Nos últimos sete anos, o número de transplantes cresceu 59,2%, chegando a 20.253 cirurgias em 2009.

A fila para o transplante tem 60.000 pessoas hoje.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página