Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2010 - 08h30

Música pode melhorar equilíbrio de idosos ao caminhar

Publicidade

RONI CARYN RABIN
DO "THE NEW YORK TIMES"

Um novo estudo sugere que idosos reduzem em mais da metade o risco de quedas depois de participarem de aulas de euritmia, um programa de exercícios e música elaborado para crianças pequenas.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O teste, realizado em 12 meses, recrutou 135 pessoas, com idade média de 75 anos, que não se equilibravam bem. Metade foi randomicamente orientada a fazer aulas semanais de uma hora de duração pelos primeiros seis meses, e a outra metade não fez classe nenhuma até os seis meses seguintes.

O programa, desenvolvido no início do século 20 pelo compositor suíço Emile Jaques-Dalcroze, ensina movimentos harmonizados com música, de minuetos de Mozart até improvisações de jazz. Os participantes devem caminhar e se virar, aprender a deslocar o peso do corpo e o equilíbrio, segurar objetos enquanto caminham e fazer movimentos exagerados com a parte superior do corpo enquanto caminham.

Os dois grupos foram monitorados para determinar quantas vezes os idosos caíam. No primeiro grupo, houve apenas 24 quedas nos primeiros seis meses, em comparação a 54 entre os que não faziam as aulas. Mesmo após o final das aulas, os participantes mantiveram sua melhoria no equilíbrio, caminharam de forma mais regular e puderam caminhar melhor enquanto faziam outras coisas. O estudo foi publicado online no "Archives of Internal Medicine".

O principal autor do estudo, Andrea Trombetti, do Hospital e Faculdade de Medicina de Genebra, disse que, apesar dos resultados, ainda não está claro como a música afeta o caminhar.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página